artigo

Artigo: O que esperar da 5.ª Temporada de OITNB

   orange_is_the_new_black_by_gigei-d7n1n5t

Como sabemos, já foi confirmado que Orange Is The New Black terá 7 temporadas. E com o encerramento de sua quarta temporada (Leia a crítica aqui) muitas perguntas ficaram no ar, aguardando para serem respondidas na próxima temporada em 2017.

Como visto, toda a quarta temporada preparou o terreno para uma nova fase na vida das detentas, que até então tinham uma vida bastante tranquila e quase desregrada. No entanto, as coisas foram bem mais controladas e rígidas este ano, e isso causou uma revolta nas detentas que decidem se rebelar contra o sistema prisional em que vivem.

Com uma season finale tão emocionante e agitada, algumas questões ficaram no ar. Assim, deixo aqui algumas situações que serão melhor explicadas na 5.º temporada, e que receberam, inclusive, uma opinião por parte de suas intérpretes:


1. Daya vai puxar o gatilho?

   daya_gun2

Com o inicio da rebelião, Daya se viu apontando uma arma para um dos guardas, o mais abusivo. E diante de sua frustração e das demais detentas com as condições em que estão sendo tratadas, aliada a sua depressão pós-parto, possui a medida certa de incetivo para puxar o gatilho. No entanto, isso só iria piorar sua situação, correndo o risco de permanecer presa por mais tenho e talvez nunca mais poder ver sua filha.

Dacha Polanco (Daya) afirma que consegue ver sua personagem puxando o gatilho, mesmo que isso cause problemas maiores. Dacha diz também que sua personagem viverá um dilema entre lutar pela sua filha cumprindo a pena que já possui ou sucumbir aos efeitos de sua raiva e depressão, acabando com suas chances de ter uma vida fora da cadeira e formar uma família.

E mesmo que Daya não puxe o gatilho, podemos esperar pelo menos uma surra coletiva no guarda Humphrey e punições severas para as detentas. Há ainda, a possibilidade de retorno dos antigos guardas, que de alguma forma conseguiam manter a ordem na prisão, já que tal situação está acarretando muitos problemas a Caputo junto a GC.


2. Como Taystee e Soso irão reagir a morte de Poussey ?

   poussey

Com a morte trágica de Poussey, Taystee e Sosso se encontram desoladas. Uma jogada ao lado do corpo de sua amiga, e a outra consolada por Norma. Taystee tem o apoio de outras detentas, enquanto Soso não tem ninguém.

Danielle Brooks (Taystee) afirma que sua personagem quer guerra, já que perdeu a única coisa que realmente a mantinha viva na prisão, sua amiga Poussey. Já Kimiki Glen (Soso) diz que Soso poderá ficar solitária, já que Poussey era a única pessoa que realmente a acolheu na prisão.


3. Guarda Bayley irá retornar a Litchfield ?

   bayley

Para Alan Aisenberg (Bayley): matar alguém acidentalmente, destrói qualquer pessoa, e um retorno a prisão pode não ser a melhor coisa, apesar de poder ser um passeio interessante. No entanto, acredito que o personagem pode retornar para pedir desculpas as amigas de Poussey, mesmo que ele não seja bem-vindo.


4. Piscatella será demitido de Litchfield ?

   piscatella_sm

Após Piscatella falhar na contenção das detentas e presenciar a morte de uma delas, Caputo o suspende por alguns dias, enquanto decide o que fazer com ele. Caputo já estava cansado do desrespeito que vinha sofrendo por parte do guarda, e podemos esperar que na próxima temporada tole alguma treta entre os dois.

Para Brad William Henke (Piscatella): seu personagem acreditava estar fazendo um bom trabalho, assim como o próprio ator, que por não tomar conhecimento da atitude de seus subordinados, deixou que injustiças fossem cometidas, e acabou encorajando seus guardas a agir de forma errada, mesmo sem saber. Isso tudo por acreditar estar fazendo o melhor para a Litchfield.


5. Qual será o destino de Judy King ?

   orange_is_the_new_black_s04_still

No momento em que seria liberada da prisão, Jude King se vê cercada por detentas nos corredores. Até então não parece ter se tornado alvo de ataque das detentas, mas fica aquela dúvida se ela realmente sairá da prisão e se por ser uma pessoa famosa e conhecida, irá expor os problemas vividos em Litchfield.

Blair Brown (Judy) espera que sua personagem tome partido da rebelião e cometa mais crimes para que possa continuar na série. Não sei se há tanta coisa a ser explorada pela personagem, mas definitivamente, continuar na prisão não seria algo bom, e sim se colocasse a boca na trombone e expusesse todos os problemas pelos quais a prisão anda passando, bem como a negligência da empresa que administra a prisão e o favoritismo recebido.


6. Suzanne “Crazy Eyes” será levada a Ala Psiquiátrica ?

   suzanne

Para Uzo Aduba (Crazy Eyes): o mundo ainda nãos sabe lidar com pessoas diferentes, ainda mais num sistema que pune ao invés de recuperar pessoas. Assim, manter Suzanne junto das demais detentas já vem sendo um problema há tempos, isso porque é nítido que a personagem sofre de problemas bem sérios. E, após deixar Kukudio bem machucada durante uma briga e se descontrolar durante o manifesto pacífico das detentas, que resultou na morte de Poussey. Kukudio acaba se tornando um lembrete da atitude de Suzanne, e que pode resultar em sua ida a Ala Psiquiátrica, caso sua amante decida apresentar queixa.

Caso seu destino seja a Ala Psiquiátrica, pode então significar sua saída da série ou início da abordagem de mais um cenário de Litchfield. Já que Lolly também foi levada para lá e seu destino se mantém incerto.


7. O que acontecerá com Mr. Healy ?

   orange_is_the_new_black_s4_still_lolly_healy_h_2016

Quando a série começou a abordar os problemas mentais sofridos por Lolly, somos apresentados também aos demônios do passado de Mr. Healy, sobre quando sua mãe o abandonou quando ainda era criança, por não conseguir tratar de sua saúde mental. E quando Healy se vê frustrado por não conseguir tratar sua paciente, entra numa espécie de transe e decide se matar. No entanto, no último instante resolve fazer “a coisa certa” e encaminha Lolly a Ala Psiquiátrica por ter cometido um homicídio dentro da prisão, e nçao se qualificar para a Segurança Máxima e depois disso, resolveu se internar numa clima psiquiátrica para tentar solucionar seus próprios problemas.

Para Michael Harney (Healy): a situação de seu personagem é um reflexo do que acontece quando se trabalha num sistema prisional onde existem pessoas doentes. É uma tarefa difícil se manter sã quando se está cercado de pessoas que de alguma forma, possuem algum tipo de problema mental ou emocional, e que precisam lidar constantemente com o fato de viver isolado da sociedade por tanto tempo, e ainda assim conseguir se reabilitar.


8. Nicky finalmente ficará livre das drogas ?

   nicky_sm

Na terceira temporada, Nicky foi pega com drogas e levada para a segurança máxima. Depois de três anos, retornou para junto de suas amigas, alegando estar sóbria. No entanto, continuou a ter recaídas e deixando Red muito preocupada. Para Natasha Lyonne (Nicky) os últimos acontecimentos podem impactar na decisão de sua personagem de finalmente largar as drogas, principalmente a morte de Poussey. Já que o medo de ter sido sua mãe a receber uma ligação avisando sobre sua morte veio a sua mente assim que ficou ciente do que ocorreu com Poussey. 


9. Piper e Alex ficarão juntas ?

   orange_is_the_new_black_s4_still_piper_alex_h_2016

Já tem um tempo que o casal Alex e Piper estão separados, e nesta 4.ª temporada cada uma viveu seus dramas, e isso acabou por aproximar as duas. Outro fator que contribuiu para essa aproximação, foi presenciar uma pessoa próxima morrer de forma tão trágica.

Laura Prepon (Alex) acredita que quando acontece um incidente parecido com o de Poussey, muitos relacionamentos se solidificam, isto ocorre por se tratar de algo tão tumultuado e surreal. Mas que não sabe dizer se Alex e Piper ficarão juntas por muito tempo, já que o relacionamento ioiô virou característica da série.


A cada temporada OITNB nos enche de alegrias por contar com o elenco mais divertido do mundo, e nos faz refletir também sobre questões bem sérias sobre o sistema prisional, preconceito, religião, sexualidade e abuso de poder. E mesmo que não transmita muito a realidade, se torna uma série informativa e que nos faz pensar.

Este texto foi traduzido e adaptado de forma a trazer um conteúdo bacana para o público. Caso queiram acessar a fonte, é só clicar AQUI.

Espero que tenham gostado, e até a próxima !

.

.

Madalena-3

Sobre o Autor

Dandara Aryadne
Pseudo escritora, artista plástica nas horas vagas. Criadora e colunista principal do site Cinema ATM.

Deixe seu comentário


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *