ARTIGO

ARTIGO: POR QUE AMAMOS FILMES “COMING OF AGE”?

A industria cinematográfica se divide em varias gêneros e tipos, de tempos em tempos alguns ficam em mais evidência que outros. Mas um gênero em especifico consegue se manter sempre em alta e conquistar o publico de varias idades. E o famoso “Coming of age”.  

Esse gênero, geralmente não tem grandes efeitos especiais, nem historias muito fantasiosas, mas focam mais no crescimento dos personagens, quase sempre, a transição da juventude à vida adulta. Coming of age nos ensina a grande lição de que por trás de uma pessoa existe toda uma história desconhecida. 

Curtindo a Vida Adoidado (1986)

Por mais que esse gênero seja basicamente dominado por jovens protagonistas, o publico é bem variado na questão da idade. A razão é que esses filmes nos passam lições em seus finais, na maior parte sobre autoconhecimento, até por que, nós sempre queremos nos encontrar, independente da idade.  O ponto forte dos filmes Coming of age, é como o roteiro trabalha na identificação e relação do publico com os personagens em si.

Os Goonies (1985)

Esse tipo de filme nos trás muitos sentimentos, mas o mais forte é a nostalgia. Nostalgia é um sentimento impar, quase todos nós sentimos, de tempos em tempos e é um sentimento muito difícil de descrever em palavras, sendo assim, os filmes conseguem transmitir esse sentimento da forma mais visual possível. Esses filmes podem ser considerados uma experiencia pessoal quando assistimos. Eles fazem nos sentir mais leves e vivos, e nos lembram de sempre aproveitar o “agora”.

Já que estamos falando sobre eles, aqui vai uma lista de top5 Filmes Coming of age que todos precisamos assistir.

1- Clube dos Cinco (1985)

Abrindo a lista com uma obra clássica que é até difícil alguém que não tenha assistido ainda. Clube dos Cinco é sobre 5 estudantes do Ensino Médio que se encontram na detenção, e mesmo tendo personalidades muito diferentes, se unem e quebram barreiras sociais da própria escola. O filme e considerado principal filme de Ensino Médio, e influencia várias obras semelhantes até hoje.

 

2- Conta Comigo (1986)

 

Um garoto desconhecido é morto acidentalmente perto da casa de quatro meninos, e eles mesmos decidem ver o corpo. O que começou como uma aventura para os garotos, acaba evoluindo para um um grande marco em suas vidas.

 

3- As Vantagens de Ser Invisível (2012)

 

O filme trás um protagonista de 15 anos, chamado Charlie, que ainda se recupera de uma depressão. Charlie tem que lidar com a perda de um amigo e uma nova escola ao mesmo tempo. Acaba fazendo novas amizades e aprende o muitas coisas novas.

 

 

 4- Boyhood: Da Infância à Juventude (2014)

O processo de filmagem de Boyhood foi de fato impressionante. O diretor Richard Linklater  e toda a equipe passaram 12 anos filmando o longa.  O mesmo conta a vida do garoto Mason (Ellar Coltrane) de seus 6 aos 18 anos, até chegar à faculdade. Nesse meio tempo, Mason é bombardeado por situações que são comuns, mas que marcam a vida de todos. A infância, o relacionamento com os pais, o primeiro amor, os amigos e tantas outras questões para se levar para a vida.

 

 

5- Lady Bird (2017)

Lady Bird nos coloca na vida de Cristine (Saoirse Ronan) uma história cheia de descobertas, questões pessoais e desafios da vida quase adulta. A trama que foca no crescimento da personagem, nos faz querer, ou aconselhar Cristine, e seus devaneios ou embarcar nas suas questões.

Sobre o Autor

Eduardo de Paulla
Fotógrafo, produtor audiovisual e colunista no site Cinema ATM.

Deixe seu comentário