artigo

ARTIGO – TOP10: ESTREIAS DE DIREÇÃO!

Os diretores precisam começar por algum lugar não é verdade? As vezes o longa pode ser um fracasso, apesar de ser um bom começo, mas as vezes, logo de primeira, aquele diretor encontra seu melhor tempo e nos presenteia com clássicos impossíveis de resistir. 

Pensando nisso, preparamos um top10 com as melhores estreias da cadeira de direção para você, confira! 

  • CÃES DE ALUGUEL – 1992  

É impossível não adorar Pulp Fiction, mas a genialidade do primeiro longa de Tarantino me prende do começo ao fim! 

 

 

  • UM SONHO DE LIBERDADE – 1994

Esse foi o primeiro longa de Frank Darabont ao atingir as grandes premiações, marcado como sua estreia. Mas esse diretor veterano já nos apresentou clássicos como Queima de Arquivo, A Espera de um Milagre e King Kong. 

 

 

  • BELEZA AMERICANA – 1999

Assim como Frank, esse foi o primeiro filme de Sam Mendes a chegar até as grandes premiações, mas impossível não se decepcionar com o diretor que nos deu 007 Skyfall, que entrou para a lista dos 1001 filmes que merecem ser vistos. 

“BELEZA AMERICANA” E O VALIOSO CONSELHO DE LESTER

 

 

  • MAD MAX  – 1979

No ano de 1979, George Miller mudou o que conhecíamos sobre cinema, marcando o começo da década de 80 como uma revolução na sétima arte. 

 

 

  • NEGÓCIO ARRISCADO – 1983

Mesmo tendo trabalhado com grandes nomes do cinema, Paul Brickman realizou apenas um grande clássico, Negócio Arriscado entrou na moda louca adolescente, inspirou John Hughes para “Curtindo A Vida Adoidado” e ainda mostrou ao mundo o que Tom Cruise era capaz. 

 

 

  • O GIGANTE DE FERRO – 1999

Brad Bird não imaginava que alguns aninhos depois iria estar na direção e processo de criação de “Os Incríveis“, quando em 1999 parou os cinemas com essa animação incrível, sensível e inesquecível! 

 

  • CHICAGO – 2002

Rob Marshall, a partir de 2002, se tornou o diretor certo para criar musicais incríveis, como Nine, Into the Woods.  Com sua formula de criar mágica, mal posso esperar para Mary Poppins Returns em 2018! 

 

 

  • CIDADÃO KANE – 1941

Conhecido pela sua genialidade, Orson Welles foi um ator e diretor de poucos sucessos, mas Cidadão quebrou barreiras, apresentando ao cinema a verdadeira magia do gênero Noir. Orson possuía uma visão purista e clássica do cinema que marcou sua carreira. 

 

 

  • EX MACHINA – 2014  (RETORNO)

Alex Garland trabalho em um limbo constante. Ex Machina não foi seu primeiro filme, mas depois de A Praia de 2000, o diretor não trabalhou muito, então essa ficção científica moral e psicológica marca seu retorno ao mundo do cinema, com grandes nomes no elenco! 

Crítica: EX Machina

Análise: EX MACHINA x HER 

 

  • VIRGENS SUICIDAS – 1999

O maior nome da direção feminina em Hollywood, Sofia Coppola adaptou fielmente o romance de Jeffrey Eugenides, sua direção é marcada com uma beleza etérea, que foge da realidade, levando o telespectador pela hipnose do movimento de sua câmera. 

 

Olha, foi difícil, mas acredito que conseguimos reunir um top10 incrível! Tem mais filmes para acrescentar? Comente suas opiniões sobre as melhores estreias desses diretores!

Sobre o Autor

Dandara Aryadne
Pseudo escritora, artista plástica nas horas vagas. Criadora e colunista principal do site Cinema ATM.

Deixe seu comentário


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *