ARTIGO

ARTIGO: TOP10 FILMES SOBRE CRIME

Um tema frequentemente usado no cinema é a presença do crime no cotidiano dos cidadãos, é um tema onde o diretor pode: mostrar a crueldade e ganância afetando o homem, o drama vivido pelas pessoas que se mantêm longe desse meio e a luta dos agentes da justiça para uma melhor condição de vida para os cidadãos de bem. Pensando nisso, listamos aqui 10 filmes que retratam o mundo do crime no cinema.

1- OS INTOCÁVEIS 

 A trama acompanha um agente federal que reúne um pequeno grupo de homens na tentativa de acabar com o reinado de crimes de Al Capone. Robert De Niro consegue roubar a cena com sua atuação assustadora de Al Capone, mesmo aparecendo consideravelmente menos.

2- DRIVE

Um homem enigmático acaba entrando em perigo ao topar ser piloto de fuga em um assalto que dá errado. Ryan Gosling entra na pele do protagonista sem nome e causa grande impacto visual ao telespectador, se mantendo frio grande parte do tempo, porém, também mostrando momentos tocantes.

3- CÃES DE ALUGUEL

Após um assalto mal sucedido à uma joalheria, 4 criminosos se encontram no local marcado e começam a discutir a possibilidade de que um deles seja um informante da polícia. O filme iniciou a carreira de Quentin Tarantino no cinema e possui uma simplicidade especial, já que a maior parte do filme se passa no mesmo cenário, com diálogos ricos e personagens carismáticos.

4-OS BONS COMPANHEIROS 

O filme segue a história de Henry Hill, desde sua jornada para se tornar um mafioso, até seus relacionamentos com sua mulher e seus parceiros de crime James Conway e Tommy DeVito. Um filme clássico de mafiosos, dirigido por Martin Scorsese em sua parceria com Robert De Niro.

5- GANGUES DE NOVA YORK 

Em 1863, Amsterdam Vallon volta para Nova York buscando vingança contra um criminoso conhecido como “Bill, o açougueiro”. O filme possui grandes diálogos e a atuação de Daniel Day-Lewis é tão intensa que eu estaria disposto à assistir mesmo que o filme não tivesse o roteiro incrível que possui.

6-SCARFACE

Em 1980, um imigrante cubano se torna dono de um império de drogas em Miami e começa a gradativamente ser condenado pela ganância. Al Pacino fez um papel inesquecível quando interpretou Tony Montana, se tornou simplesmente impossível lembrar de Al Pacino sem nem mesmo mencionar Scarface.

7-OS INFILTRADOS

Na disputa entre polícia e máfia, um jovem policial é enviado para se infiltrar na gangue de Frank Costello, ao mesmo tempo que um criminoso é enviado para se infiltrar no departamento policial. A maneira como ambos os indivíduos começam a ser afetados por suas vidas duplas e a direção de Martin Scorsese tornam o filme em uma peça do gênero criminal muito cativante de se assistir. Não é atoa que Scorsese está aparecendo na lista pela terceira vez.

8-THE USUAL SUSPECTS

Cinco criminosos distintos se conhecem depois de terem sido levados pela polícia a um interrogatório, uma vez que nenhum deles era culpado, eles planejam sua vingança, porém, após sua operação, eles chamam a atenção de uma mente criminosa envolvida em mistério conhecida como Keyser Soze. O filme conseguiu prender minha atenção por um longo período de tempo, além de possuir momentos e revelações chocantes.

9-OCEAN’S ELEVEN

Um grupo de engenhosos ladrões se une para roubar 150 milhões de dólares de um empresário dono de três cassinos em Las Vegas. Diferente dos outros filmes da lista, esse filme não dispõe de violência alguma e sua qualidade está intimamente envolvida com o carisma dos personagens e seu roteiro extremamente detalhado, o que já é de se esperar de Steven Soderbergh

10-O PODEROSO CHEFÃO 

Após uma série de eventos e a idade lentamente prejudicando um chefão do crime, o patriarca de uma poderosa família passa o domínio dos assuntos da máfia para seu filho mais novo. Sou jovem, e não considero ter experiência o suficiente para poder dizer isso sem nenhum pesar, mas não considero um equivoco pensar que esse seja o maior filme de máfia de todos os tempos, com a atuação mais do que lendária do ator Marlon Brando.

Leia também >> SONG TO SONG (2017)JUMANJI – BEM VINDO À SELVAWONDER WHEEL  –  Novo filme de Woody Allen, decepciona!

ARTIGO REALIZADO PELO NOSSO COLABORADOR BRUNO LUCENA

Sobre o Autor

Dandara Aryadne
Editora, Artista plástica, ilustradora. Criadora e web influencer do site Cinema ATM onde escrevo algumas coisinhas sobre os filmes que assisto.

Deixe seu comentário


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.