PSICANÁLISE E CINEMA – ARTIGO

“Festa estranha com gente esquisita” Com Psicanálise no cinema 

Sei que a maioria dos cinéfilos por aqui curte longas baseados em dramas que envolvem a psicanálise, por isso, o post de hoje é especial para você que adora filmes de gente maluca. 

A psicanálise  é algo que me encanta e ao mesmo tempo, me faz sentir um pouco de medo do que eu posso fazer. A mente humana é sem dúvida uma das coisas mais legais e magníficas que encontrei ultimamente no meu mundo. Você talvez ache tudo isso aqui pura bobagem, mas eu acredito e foi por isso que resolvi dedicar esse post aos apaixonados por psicologia. 

Entre os filmes que citei aqui, temos Sucker Punch – Mundo Surreal e Precisamos Falar Sobre o Kevin.
 

  1. LARANJA MECANICA  (1971)

psicanálise LARANJA MECANICAEm uma desolada Inglaterra do futuro, a violência das gangues juvenis impera, provocando um clima de terror. Alex (Malcolm McDowell) lidera uma das gangues e, após praticar vários crimes, é preso e submetido à reeducação pelo Estado, com base em uma técnica de reflexos condicionados. Quando ele volta à sua vida em liberdade, é perseguido por aqueles que foram suas vítimas.

2. GAROTA, INTERROMPIDA (1999)

psicanálise INTERROMPIDA
Em 1967, após uma sessão com um psicanalista que nunca havia visto antes, Susanna Kaysen foi diagnosticada comovítima de “Ordem Incerta de Personalidade” – uma aflição com sintomas tão ambíguos que qualquer garota adolescente pode se enquadrar. Enviada para um hospital psiquíatrico, onde viveu por dois anos, ela conhece um novo mundo de jovens garotas sedutoras e transtornadas. Entre elas está Lisa, uma charmosa sociopata que organiza uma fuga com Susanna, Daisy e Polly, com o intuito de retomarem suas vidas.

3. CISNE NEGRO (2010)

psicanálise CISNE NEGRO

Cisne Negro é um thriller psicológico ambientado no mundo do balé da Cidade de Nova York. Natalie Portman interpreta uma bailarina que se encontra presa a uma teia de intrigas e competições com uma nova rival interpretada por Mila Kunis. O filme faz uma viagem aterrorizante à sua psique, cujo papel principal como a Rainha dos Cisnes acaba sendo uma peça fundamental para que ela se torna a Prima Bailarina assustadoramente perfeita.

4. UM MÉTODO PERIGOSO (2011)

psicanálise método

O psicanalista Carl Jung começa um tratamento inovador com a histérica Sabina Spielrein sob orientação de seu mestre, Sigmund Freud. Disposto a ingressar mais afundo nos mistérios da mente humana, Jung verá algumas de suas ideias se chocarem com as teorias de Freud ao mesmo tem que se entrega a um romance alucinante e perigoso com sua bela paciente.

5. DONNIE DARKO (2011)

psicanálise DONNIE DARKO

A história se desenrola em uma atmosfera sombria do fim dos anos 80, em uma pequena cidade claramente dividida entre liberais e conservadores. Nesse turbilhão se encontra Donnie Darko (Jake Gyllenhaal), um garoto considerado problemático com alguns traços de esquizofrenia (assim caracterizado pela psiquiatra que ele frequenta, Ms. Thurman). Em uma noite, um coelho monstro gigante acorda Donnie, salvando sua vida, pois repentinamente uma turbina de avião despenca do céu caindo exatamente na cama de Donnie. O coelho ainda profetiza que o mundo irá acabar dentro de pouco tempo, este mundo, Donnie entenderá ser o mundo pessoal dele.


Sobre o Autor

Avatar
Fotógrafa, videomaker e dou uma de crítico de cinema achando que to abafando. www.maxwelenoliveira.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *