Artigos recentes

CRÍTICA: BONECO DE NEVE

O que aconteceu!? Como esse filme pode dado tão errado quando supostamente tinha  ter todos os ingredientes necessários para o sucesso?
Snowman é baseado no romance aclamado pela crítica do escritor norueguês Jo Nesbø, e faz parte de uma série de livros protagonizados pelo personagem Harry Hole. O filme foi dirigido por Tomas Alfredson, e as estrelas Michael Fassbender, Rebecca Ferguson, Charlotte Gainsbourg, Val Kilmer e J.K. Simmons. Só posso pensar em algumas possibilidades do por que esse filme não funcionou.
Assumindo que o diretor estava falando a verdade, a produção do filme não foi de acordo com o plano. Ele afirma que as filmagens em Londres precisaram ser feitas as pressas e que aproximadamente 10-15% do roteiro estava faltando quand o as filmagens começaram. Posso pelo menos acreditar em parte dessa afirmação, já que a trama era quase impossível de seguir, e certas motivações do personagem não faziam sentido sem os detalhes necessários.
O segundo motivo foi que toda a ideia de produção simplesmente não se encaixou com o material de origem? Não cheguei a ler nenhum dos romances de Harry Hole, e é difícil dizer com certeza. Não há como negar que houve um grande talento por trás da câmera. O filme anterior de Tomas Alredson, “Tinker Tailor Soldier Spy”, recebeu inúmeros elogios, e um dos seus roteiristas, Peter Straughan, voltou a escrever este roteiro junto com Hossain Amini da Drive. Mas com todo esse talento, infelizmente, o produto final simplesmente não se funcionou. Havia uma ideia para uma boa história que fazia presença na superfície, mas estava atolada por um ritmo lento e um diálogo involuntariamente hilário.
Estou curiosa para discutir este filme com os fãs dos romances de Harry Hole, talvez para descobrir mais sobre o que deu errado, ou como a franquia pode ser consertada em algum momento no futuro. Se você é apenas um espectador casual, não veja este filme, a menos que você tenha absolutamente duas horas para matar em um dia chuvoso.

Sobre o Autor

Dandara Aryadne
Pseudo escritora, artista plástica nas horas vagas. Criadora e colunista principal do site Cinema ATM.

Deixe seu comentário


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *