cinema

CRÍTICA: EM BUSCA DE FELLINI – Uma ode perfeita ao El Maestro nos cinemas!

Em Busca de Fellini é uma história sobre a vida e o amor ao cinema, usando um dos maiores cineastas que já viveu como ferramenta para mostrar essa história única e colorida. Com uma fotografia brilhante e romântica, conhecemos a história de Lucy, uma menina criada dentro de um mundo de fantasia. Sua mãe a protegeu a vida inteira alimentando sua paixão por filmes, Lucy encontra refugio nos romances em preto e branco.  Mas quando precisa lidar com a vida, ela descobre que nem tudo é como nos filmes, assim, ao partir para o mundo real, Lucy conhece a sujeira do mundo, mas em uma fuga ela encontra em Frederico Fellini, um propósito. 
A fotografia juntamente com a palheta de cores expressa os momento exatos dessa transição a realidade. Quando Lucy está em seu mundo de encanto, as cores são claras, imagens quentes com bastante amarelo e verde, típicos da arte cinematográfica italiana moderna, em grandes espaços abertos. Quando no mundo real, Lucy é representada em cores frias, com closes claustrofóbicos, a direção de Taron Lexton é inteligente. Os momentos em que Lucy “quebra” a quarta parede, escrachando emoção em tela permanece em minha memória até hoje, semanas depois de ter assistido ao filme. 
As claras referências aos clássicos de Fellini aqueceram meu coração. Foi como voltar para casa depois de um dia cansado e reencontrar um velhas histórias que me deixou encantada e confortável. Por uma hora e meia eu voltei a acreditar no amor, vinho e o sorriso inocente de uma criança. Tal como Cabíria ou Marcello desiludido com a vida. 
Ao subir os degraus da torre assim como em La Dolce Vita, encontrando a fantasia de sua indecente Roma, a doçura brutal de Gelsomina em La Strada, as cores exibicionistas de Giulietta Degli Spiriti e adentrar sem medo as sequências de sonho em 8 1/2, o roteiro de Nancy Cartwright juntamente com a interpretação incrível de Ksenia Solo (Lucy) e Maria Bello (Claire) ganham um propósito além da tela, mas também criam uma percepção real nossas vidas. 
Em Busca de Fellini é um filme excelente para os amantes do cinema italiano e sua história e uma fonte de curiosidade para aqueles que buscam razão para assistir os clássico de El Maestro. Um filme bem feito e uma jornada única em todos os sentidos. Valeu cada momento dentro da tela de cinema, incluindo as lágrimas doces que libertei ao lembrar do porquê amo a sétima arte em primeiro lugar, pela minha mãe. 

Sobre o Autor

Dandara Aryadne
Pseudo escritora, artista plástica nas horas vagas. Criadora e colunista principal do site Cinema ATM.

Deixe seu comentário


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *