CINEMA

CRÍTICA: GUARDIÕES DA GALÁXIA VOL 2 (2017)

Há três anos, a Marvel Studios e James Gunn nos apresentaram aos Guardiões da Galáxia, uma equipe de super-heróis marginalizados e desajustados que se assemelhavam a uma família disfuncional, mais do que uma equipe que se preparava para salvar a galáxia. É seguro dizer que o mundo se apaixonou por eles e agora eles estão de volta em Guardiões Da Galáxia Vol 2, o décimo quinto filme no universo cinematográfico da Marvel.

Com os Guardiões da Galáxia, compostos por Peter Quill (Chris Pratt), Gamora (Zoe Saldana), Drax (Dave Bautista), Rocket (Bradley Cooper) e Baby Groot (Vin Diesel), renomados como heróis e contratados para defender a galáxia, não demora muito até que eles precisem fugir novamente. As provações e atribulações que enfrentam ao longo do caminho explora seus relacionamentos para novos limites, enquanto Quill descobre a verdade por trás de seu histórico familiar.

Enquanto outros lamentam que o Universo Cinematográfico da Marvel está se tornando bastante cansativo, eu não posso julgar quanto a isso, mas sinto que parece mais renovado agora, especialmente quando eles podem criar algo tão diferente como Guardiões Da Galáxia Vol 2. Embora não possa surgir tanto como uma surpresa para o seu público como o primeiro filme ,esta sequencia não tenta ser uma cópia exata, excedendo todas as expectativas que eu tinha antes de assistir.

Ir de um dos maiores filmes da Marvel Studios para uma de suas propriedades mais rentáveis ​​é alguma conquista para os Guardiões da Galáxia, e muito do sucesso que eles tiveram tem que ser creditado para James Gunn. O trabalho de Gunn no primeiro filme atraiu muitas comparações de Star Wars com toda a ideologia da ópera espacial e em Guardiões Da Galáxia Vol 2, Gunn fez o seu Império Contra-Ataca, com uma sequencia forte, cheia de aventura, relações fragilizadas e uma narrativa que ainda vem com os elementos pai x filho.

O filme é muito mais engraçado do que o seu antecessor, as piadas tem conteúdo e expressão dentro do roteiro, com Drax e Baby Groot ficando a parte de suas intenções iniciais e Gunn realmente se supera  com as referências de cultura pop visual e verbal. Isso não significa que a narrativa do filme seja sacrificada em qualquer forma, Guardiões Da Galáxia Vol 2 está para se tornar um dos filmes mais emocionantes dentro do Universo Cinematográfico da Marvel. ( Dá pra cortar algumas cebolas na passagem de algumas cenas)

Uma das melhores coisas do primeiro filme foi a fantástica trilha sonora. Como eu já disse, porém, esta não é uma cópia exata então eles não apenas escolheram músicas aleatórias porque iriam soar empolgantes em uma sequência de ação. As músicas realmente superam o filme às vezes, então, Come A Little Bit Closer, Father and Son e The Chain sendo os destaques desta vez. Oh, e Mr. Blue Sky merece uma menção especial por tocar em uma das melhores sequências de títulos de abertura! E você vai achar difícil discordar comigo quando você ver por si mesmo.

Analisando as performances, Guardiões Da Galáxia Vol 2 traz um elenco bem preparado para o retorno da pele de seus personagens juntamente com a adição de alguns muito bem-vindos novos membros do elenco. Chris Pratt lidera o elenco com grandes quantidades de carisma como Peter Quill e embarca em uma viagem com sua história (não sou muito fã de Chris Pratt, acho ele um ator bem mediano, mas ele é o cara certo para ser Peter Quill, então tudo se encaixou de uma forma muito boa) Zoe Saldana realmente afia na ferocidade de Gamora, Dave Bautista é, mais uma vez, hilariante como Drax, sua risada é uma das mais contagiantes que você vai ouvir em qualquer filme e o desempenho vocal estelar de Bradley Cooper como Rocket é um dos destaques.

Michael Rooker e Karen Gillan retornam como Yondu e Nebula e cada um deles fornece ao filme alguns uns dos seus momentos mais emocionantes! Há também as novas adições ao elenco com Kurt Russell como Ego, um ser cósmico e pai de Quill, e Pom Klementieff como Mantis, a assistente empática de Ego. Russell apenas transborda o mesmo carisma que Pratt, portanto não é surpresa que eles pareçam realmente terem uma relação como pai e filho, e Klementieff faz um grande trabalho em vender a inocência de Mantis, bem como mostrando qualidades altamente cômicas, principalmente em suas cenas ao lado Bautista.

Como esperado com esses filmes de super-heróis de grande orçamento, os efeitos visuais são deslumbrantes e no caso de Guardiões Da Galáxia Vol 2, eles desempenham um papel importante em fazer esse filme parecer realmente fresco no que diz respeito ao Universo Cinematográfico da Marvel. As cores vibrantes adicionam ainda mais energia para as sequências de ação, já eletrizantes o suficiente. De uma forma geral, é um filme que será capaz de agradar os dois lados do público, desde a fan base, até a especialidade da UCM de um filme para todas as idades, vale a pena ir ao cinema, não vale a pena assistir em 3D – o efeito é fraco e mais uma vez desnecessário -, mas fecha, limpo, com 4 estrelas.

SPOILERS

-Sim, existem cinco (5!) cenas pós-créditos no filme, embora tecnicamente ocorra durante os créditos, e não depois deles. A maioria é como a anterior de Baby Groot de Vol. 1; Piadas que não teriam espaço na narrativa principal e apenas uma parece realmente importante para o futuro do enredo dos Guardiões. (deixarem essa sem spoiler para a surpresa de vocês).

Mas vou ser realista aqui. O mais real e maior crime fatal que este filme cometeu? Deixou de lado a oportunidade de dar Stallone e Russell algum tempo de tela juntos apenas para apaziguar os fãs de Tango & Cash, com certeza. (Se tivesse essa cena, minha mãe teria um troço e eu iria bater palmas ao final!).

Sobre o Autor

Dandara Aryadne
Editora, Artista plástica, ilustradora. Criadora e web influencer do site Cinema ATM onde escrevo algumas coisinhas sobre os filmes que assisto.

Deixe seu comentário