C-Drama

Crítica: Invasão Zumbi (2016)

oie_GFKBJgsRcfLY
Lançamento: Dezembro de 2016 
Direção: Yeon Sang-ho
Elenco: Gong Yoo, Yeon Sang‑ho, Ma Dong‑Seok, Choi Woo‑shik…

Crítica: 

TRAIN TO BUSAN traz tudo o que você poderia pensar sobre como trabalhar com os temas de trens e zumbis. Tente como você pode, inventar um novo cenário ou introduzir zumbis em trens de uma nova perspectiva, você está desperdiçando seu tempo. E o que eles fazem aqui – é tudo ótimo. Tão bom que pelo menos três vezes eu disse a mim mesmo, “bem este é o final porque não dá pra ficar mais impossível que isso!”. Mas não era o suficiente e é claro que eles tinham alguns truques de trem e zumbi ainda nas mangas.
BUSAN é incrivelmente tanto sangrento quanto reservado ao mesmo tempo. Os zumbis são batidos com bastões de beisebol. Há uma cena em que três caras abrem caminho a socos através de um par de carros de trem e eu não tenho certeza se eles realmente chegam a matar alguém. Corpos são jogados no ar, a perspectiva sangrenta, em conjunto com a montagem, arte, fotografia, transformam o resultado final, que poderia ser previsível, em algo maravilhoso. Nenhum dos personagens para naquela reflexão e auto contemplação amaricanizada de filmes de terror para julgar sua atitudes. Enquanto os corpos estão no ar, eles correm, brigam, matam para sobreviver a esse desastre. Sem perguntas. Apenas sobrevivência. E eu acho isso ótimo!
train_to_busan_de_yeon_sang-ho
Eu assisti esse filme, já contando de que um remake americano está a caminho. Me perguntando se eles serão capazes de andar nesta linha entre B-horror MOVIE e um verdadeiro drama da maneira que BUSAN faz. Será escrito como apenas mais um filme de terror? (A maneira que o remake de Let Me In fez? Estragando tudo pelo caminho?) O outro ponto negativo potencial será a ideia do remake para mais um filme de ação e arruinar o desespero pela sobrevivência com one-liners e gráficos close-ups de final sangrento.
Nunca é sobre matar os zumbis. É sempre sobre ficar longe deles.
still-train-to-busan-3
Agora olhe, eu amo um bom gore-fest, mas vê-los passar por um filme de zumbis sem depender de chocante cabeça-splatter é tipo de incrível. Eu tenho pouca fé que o remake americano conseguirá construir algo tão maravilhoso quanto este aqui.

Sobre o Autor

Dandara Aryadne
Pseudo escritora, artista plástica nas horas vagas. Criadora e colunista principal do site Cinema ATM.

Deixe seu comentário


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *