Animação

Crítica: Moana (2017)

1
Lançamento: Janeiro 2017
Direção: John Musker, Ron Clements
Canção original: How Far I’ll Go
Música composta por: Lin-Manuel Miranda, Opetaia Foa’i, Mark Mancina
Roteiro: John Musker, Ron Clements, Taika Waititi, Jared Bush
Elenco: Auliʻi Cravalho, Dwayne Johnson, Nicole Scherzinger, Jemaine Clement…
Sinopse: Uma jovem decide velejar através do Oceano Pacífico, com a ajuda de um semi-deus, em uma viagem que pode mudar a vida de todos. 

Crítica:

“Moana” me lembrou do porquê que amamos a Disney da maneira que amamos. Quando não estava trazendo de volta memórias e referências de algumas de nossas obras favoritas através de toneladas de easter eggs e sinais visuais, esse filme estava simplesmente me fazendo feliz.
Fiquei feliz por ter ido ao cinema. Eu estava feliz por estar assistindo a isso. Eu estou feliz que um filme como este ainda pode existir em um ano cheio de ódio, decepção e genuína repugnância. Mas pode ser algo que eu possa chamar de um musical e não apenas um filme que apresenta pessoas cantando de vez em quando.
“Moana” tem a quantidade regular de músicas normalmente encontradas na maioria dos filmes da Disney (colocando cerca de 5 ou 6 no total, embora eu possa estar errada – diferente de Frozen), que são usadas como um meio de expressar personagens e elementos da história sem que toda a história do filme se perca, sem perder o sentido ( diferente de Frozen). A maioria das músicas em si não são tão memoráveis quanto outras, mas, por mais que eu pudesse me queixar disso, quando elas começam é impossível não seguir com o ritmo de forma natural. É Disney. 
moana-header-2_1050_591_81_s_c1
E na verdade, eu acho que resume a minha experiência com isso perfeitamente. Sei que, de fato, eu poderia encontrar muitas coisas para reclamar, como que não houve tanto foco na família de Moana quando ela partiu para o mar – mesmo que demorasse cerca de vinte minutos do filme – ou como o terceiro ato tende a ser um pouco corrido, ou qualquer outra coisa como essa. Mas, eu simplesmente não quero.
Para tanto quanto eu poderia exaltar nesses elementos, eu poderia gastar uma quantidade igual de tempo falando sobre as belas cores da animação “Moana” que são como vitrines de um quadro. Algo que eu notei sobre os três principais filmes das Princesas Disney dos últimos 6 anos (“Tangled”, “Frozen”, “Moana”), é que cada um tende a ter um uso distinto de cores específicas.
Com “Tangled”, era Ouro e Roxo. Com “Frozen”, era Branco e tons sombrios e leves de azul. E com “Moana”, são tons cintilantes de Verdes e Azuis. Cada vez que há uma cena de uma ilha ou do oceano, seus olhos são sempre trazidos de volta para a nova forma que a cor possa trazer. Os desenhos dos personagens são dignos de nota também. Quase semelhante aos modelos CGI de desenhos de Chris Sander usados para “Lilo And Stitch” com o movimento típico e expressões faciais encontradas com as características anteriores de John e Ron.
image_bea28e5c
Um detalhe particular que vale a pena mencionar são as tatuagens de Maui movendo-se em um plano 2D em todo o seu modelo e tendo semelhança com uma mistura da energia cômica com Kronk em “A Nova Onda do Imperador” com o concept de criação e uso das musas de “Hércules”.
As pequenas associações e pistas como estas que são o que me faz mais feliz nesse filme. Eu cresci com esses filmes, esses estilos de animação, esses tipos de músicas, personagens, e assim por diante. Então, para ver as pessoas que fizeram isso voltar ao grande ecrã pela primeira vez em mais de cinco anos e fazer o que poderia muito bem ser um tributo enorme para aqueles, como eu, que querem experimentar a mesma quantidade de maravilha e alegria que Eles fizeram quando eramos crianças, é perfeito. 
null
Muitos talvez reclamem sobre a forma de dublagem dos personagens, o roteiro ( um pouco clichê, mas bem construido, envolvente e engraçado), com as músicas, a própria animação ou o tratamento dos personagens, mas… Você realmente quer ouvir basicamente a mesma música cantada através de um instrumento diferente, ou você prefere ler sobre quanto algo significa para alguém?
Às vezes, o que pode ser dito já foi dito, e é melhor simplesmente fazer a sua própria coisa e criar algo que poucas pessoas provavelmente irão ver ….
“Moana” é simplesmente uma alegria para os fãs de animação, da Disney, ou em geral, as pessoas que procuram um grande momento no cinema.
giphy

Sobre o Autor

Dandara Aryadne
Pseudo escritora, artista plástica nas horas vagas. Criadora e colunista principal do site Cinema ATM.

Deixe seu comentário


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *