O HOMEM DAS CAVERNAS (2018) – CRÍTICA

O HOMEM DAS CAVERNAS – Uma animação… Ok.

Não é de hoje que os filmes de Animação viraram uma corrida de grande fortuna. Estúdios como DreamWorks, Pixar, Nickelodeon, Disney e tantos outros, usam da técnica para cada vez mais atrair o publico alvo e por que não dizer ate os adultos. O Homem Das Cavernas entrou para essa lista de histórias animas. 

Mas quando falamos de Stop Motion a campeã é a Aardman Animations, sim aqueles filmes de bonecos de massa de modelar, o estúdio é bastante conhecido tem grandes filmes como a Fuga das Galinhas (Chicken Run) Wallace & GromitShaun o Carneiro (Shaun the Sheep), Por Água Baixo (Flushed Away) e tantos outros. Com esse currículo todo, esse mês de Abril ele veio com uma grande aposta, o filme O Homem Das Cavernas (Early Man). 

Se passando no tempo em que dinossauros e mamutes ainda corriam livremente pela Terra, O Homem Das Cavernas apresenta Doug, um corajoso homem das cavernas, une sua tribo contra um inimigo poderoso da Idade do Bronze, que os expulsa do perfeito Vale em que vivem. Buscando vencê-lo para recuperar o lar, ele propõe uma ousada batalha entre quatro linhas: um inédito jogo de futebol!

O Homem Das Cavernas

É isso mesmo, não tente arrumar uma linha de logica pro filme pois não tem, do mesmo diretor da Fuga das Galinhas e Wallace Gromit, Nick Park e a equipe fazem um trabalho ótimo, no stop motion com os planos sequencias e cenários, mas chega um certo ponto que se torna repetitivo, com as mesmas piadas, o roteiro é algo bobo. Eu entendo que o alvo não são os adultos, são as crianças mas ate elas vão ficar entendiada por alguns momentos. Tem uma fase do filme que ele se torna lento, em alguns momentos ate cheguei a cochilar. 

O Homem Das Cavernas tem momentos divertidos, tem sua graça, mas nada de novo, duvido você olhar para o filme e não comparar ou se lembra de outras cenas que já assistiu em outros, o personagem principal ate é carismático, eu gostei muito do porquinho que tem na animação e o coelhinho faz a gente tirar muitas risadas do filme. Tem um linda referencia no começo com 2 dinossauros brigando fazendo uma pequena homenagem ao filme O Mundo Perdido(1925) que os efeitos especiais eram de stop motion

O Homem Das Cavernas

No elenco americano vai encontrar nomes como Eddie Redmayne (Doug) Tom Hiddleston (Lord Nooth), Maisie Williams (Goona)… Não sei, mas a dublagem brasileira pecou nesse filme, eu não vi a versão legendada mas o filme na dublagem e cheio de trocadilhos e palavreados que deixa o roteiro mais louco ainda, aqui colocaram os povos da Idade do Bronze falando portunhol.

O nosso protagonista é dublado pelo Marco Luque que é bom ator na comedia mas aqui na dublagem faltou muito, parecia que as palavras não se encaixavam e os tons não se identificavam com as expressões do personagens, o filme vai bem ate um certo ponto, mas com o lance do futebol, está na cara que colocaram futebol só porque estamos em ano de copa, mas acho que não foi a melhor ideia, por que no filme é a unica coisa que não se encaixa, as outras coisas a gente ate tolerá, mas o lance do futebol não ficou bom na historia.

Mas O Homem Das Cavernas consegue passar sua mensagem, consegue diverti  apesar dos erros, o diretor Nick Park consegue passar a sua marca em alguns como o Porco, o Coelho e da personagem Goona, ele consegue transmitir o que já vimos e que deu certo em outros filmes dele. Vai agradar o publico alvo por um bom tempo. 


Sobre o Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *