CRÍTICA: O QUE TE FAZ MAIS FORTE (2017) – Uma biografia emocionante!

Uma cena de “O Que Te Faz Mais Forte” que continua passando sem parar em minha mente não envolve diretamente Jeff Bauman, Jake Gyllenhaal, um sobrevivente do bombardeio da Maratona de Boston que perdeu as pernas. Também não possui uma característica proeminente de Erin Hurley, Tatiana Maslany, sua namorada on-again, off-again, que desempenha um papel proeminente em sua reabilitação. A família de Bauman está reunida no hospital, esperando por notícias enquanto ele está em coma. Lá em uma sala de espera, eles são abordados por alguém da administração no trabalho de Bauman. Eles imediatamente assumem que ele vem com más notícias, seja ele demitindo a vitima ou tirando seus benefícios, e os gritos começam. Mas ao passar da cena, o gerente consegue provar que está ali apenas para ajudar de forma humilde.
Naquele momento, a família não está muito aliviada ou expressamente grata. Eles estão gratos que ele veio para fazer o que é certo, para fazer o que eles pensam que deveria ser feito. É uma interação que diz muito sobre eles e muito sobre a origem de Bauman.
A história dirigida por David-Gordon Green, baseado fatos em reais brilha com esses momentos. Não se trata de um ótimo sistema que detém a Bauman, ou que ele triunfa de forma conclusiva sobre a adversidade. Mesmo quando ele ajuda a identificar o terrorista, não é nada que mude muito o curso da história. Existe mais força nos detalhes da vida de Bauman e na vida daqueles que o cercam e como eles passaram por evento fundamental.
A possibilidade de Bauman retornar a algo parecido com sua vida anterior parece tangível – ele só precisaria estar mais motivado e concentrado do que antes para chegar lá. A complexidade de ter que trabalhar para voltar a uma vida digna revela um Gyllenhaal que não fazia presença desde Brokeback Mountain. Maslany é excelente, como sempre. 
As cenas finais apresentam Bauman lançando a primeira bola em um jogo dos Red Sox de Boston e, depois, encontrando uma multidão de pessoas que desejam compartilhar suas histórias, trazendo um senso mais real para essa biografia além da ficção, uma versão mais convencional que o valida como líder e o afirma como herói.

Sobre o Autor

Dandara Aryadne
Editora, Artista plástica, ilustradora. Criadora e web influencer do site Cinema ATM onde escrevo algumas coisinhas sobre os filmes que assisto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *