Animação

CRÍTICA: O TOURO FERDINANDO ( 2017)

Agora eu sei por que Ferdinando está sendo cada vez mais cotado como um concorrente genuíno para o melhor filme de animação no Academy Awards! Na verdade, há mais em Blue Sky Studio do que a maioria das pessoas lhes dá crédito por. Uma das suas armas secretas é adaptar histórias literárias que são queridas para o público. Pelo menos, esse foi o caso até agora com o Horton de 2008 e o filme The Peanuts de 2015. Desta vez, eles adaptaram o livro infantil aclamado pela crítica, Ferdinand the Bull, atualizando a história para uma audiência moderna e encurtando o título para Ferdinando.
Coisa engraçada sobre esta recente aquisição da Disney/Fox é que agora você pode se referir retroativamente a este filme como um remake de seu curta animado a partir de 1938, que é um dos meus favoritos ao lado de The Skeleton Dance, The Band Concert e How to Play Futebol. Tanto no curta como no longa, a história básica continua a ser a mesma; Ferdinando é um touro gentil, que prefere cheirar flores do que lutar em uma tourada. As diferenças são o que é adicionado para compensar o tempo de execução e, como mencionei anteriormente, atualização da animação.
Ferdinando pertence facilmente a lista dos 3 melhores filmes de Blue Sky, em segundo lugar apenas para The Peanuts Movie. Ambos têm forças semelhantes em termos de sua lealdade ao material de origem, bem como a sua voz estelar. John Cena nasceu para interpretar o personagem titular, já que ele e Ferdinando têm muito em comum. Ele pode parecer grande e intimidante, mas é gentil e doce por dentro. Ele também tem um grande senso de humor, e é exatamente o que este filme precisava para que o material original ficasse mais fresco. O elenco de apoio é preenchido por alguns dos meus atores cômicos favoritos, como Kate McKinnon, Bobby Cannavale, David Tennant, Anthony Anderson, Gina Rodriguez, Daveed Diggs e Gabriel Iglesias, apenas para citar alguns.
O filme carrega, infelizmente, um problema pertinente. Um deles é a animação, mas não confunda com o design de personagens. Eu adoro o design, todos estilizados como os desenhos clássicos da época dourada da animação, semelhante ao The Boss Baby. No entanto, por razões que não consigo explicar, há muitos momentos críticos em que os movimentos dos personagens se tornam rígidos. Embora seja menos perceptível com os animais, é incrivelmente perturbador com os humanos.
Ferdinando foi fantástico, outro sucesso genuíno da Blue Sky Studio! Por causa da aquisição recente da Disney, Century Century Fox, o futuro do departamento de animação se prepara ainda mais para crescer. Eu odiaria que essa fosse a última amostra incrível do talento deste estúdio, mas como é esse o caso, fico feliz que eles pelo menos saiam com uma nota alta. Por favor, mostre algum apoio para o talento incrível da Blue Sky Studio e vá ver Ferdinando nos cinemas, entre Coco – A Vida É Uma Festa.

Sobre o Autor

Dandara Aryadne
Pseudo escritora, artista plástica nas horas vagas. Criadora e colunista principal do site Cinema ATM.

Deixe seu comentário


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *