CORPO FECHADO (2000) – DICA ATM

CORPO FECHADO – A celebração de M. N. Shyamalan

Em Corpo Fechado, David Dunn é um homem comum. Trabalhando como segurança em estádios esportivos, ele é pai e marido, mas têm a sensação de que algo está faltando na sua vida. De que ele poderia ser mais. É por esta razão que ele pega um trem para outra cidade em busca de uma entrevista de emprego. Na volta, um terrível acidente acaba por matar todos os tripulantes do trem, exceto David que sai da situação sem nenhum arranhão.

Corpo Fechado

Corpo Fechado brinca com a questão de que este é o início da história de diversos super-heróis onde as habilidades são descobertas em um acidente trágico,mas o que torna Corpo Fechado (Umbreakable) uma história diferente é que estamos no mundo real.  David Dunn é um homem comum e o que ele faz após isso? Vai rever sua família e volta para o trabalho. 

Corpo Fechado

Corpo Fechado tenta trazer o ar de vida normal a todo momento, inclusive com a ausência de trilha sonora durante as interações mundanas de David. É graças a aparição de Elijah Price que a história muda de direção. Price, que sofre com um corpo extremamente frágil, sempre acreditou que encontraria alguém sendo seu exato oposto e faz de tudo para convencer David de que ele não é um homem comum.

Corpo Fechado

Elijah Price é um especialista em arte, focado em quadrinhos e que acredita que encontrou em Dunn um herói real, mas a visão limitada dele do mundo e sua apatia com a vida que vivia até aquele momento, o impede de acreditar nisso. Apesar de Price ter conseguido plantar uma semente de dúvida em David, cabe ao jovem Joseph Dunn a função de convencer o pai de que a tentativa vale o risco. O jovem não tem dúvidas de que o pai é especial e luta com todas as forças para que as outras pessoas o vejam como ele vê, inclusive o próprio David.

Corpo Fechado

Na infância, David sofreu um acidente em uma piscina e passou a ter hidrofobia e na adolescência um acidente de carro fez com que abandonasse a carreira como astro de futebol americano. Ambos os fatos marcaram David de tal forma que suas memórias eram muito diferentes da realidade e a fuga ocasionada pelos dois fatos é o que gera a sensação de tristeza e de falta de algo que sempre acompanhou o personagem. É por esses acontecimentos e por não se ver como nada mais do que um homem comum, que David não consegue acreditar em Elijah e o processo de amadurecimento da ideia é demorado, mas na medida certa, mantendo o espectador esperando o momento que o super-herói irá surgir.

Corpo Fechado

Mas David Dunn é um homem comum e não é de um instante para o outro que nos tornamos super. David decide ajudar os outros e vemos que o início de carreira de herói não é nada fácil. Se ver Bruce Willis e Samuel L. Jackson já não fosse algo que mereça a nossa atenção, a habilidade de M. Night Shyamalan de contar uma história é algo único. O enquadramento da câmera faz com que nossa visão seja limitada, como em um quadrinho de revista. Seja o banco do trem ou o movimento de uma cortina, o próprio ambiente faz com que vejamos apenas uma fração do que está acontecendo, aumentando o interesse para o próximo detalhe, além da forma como David enxerga os criminosos com cores fortes para que se sobressaiam durante seus crimes.

Corpo Fechado

Assim como a ausência de som no cotidiano, o toque da música quando David vai percebendo que não têm nada de comum é cativante, começando em um toque tão frágil que parece que pode se partir a qualquer instante e se intensificando e fortalecendo, assim como a fé de David em si mesmo. Bruce Willis também traz esse mesmo detalhe em sua expressão sendo extremamente apático no início da trama e passando a acreditar em suas habilidades trazendo um novo brilho em seus olhos e seu sorriso característico.

Corpo Fechado

Samuel L. Jackson apresenta uma expressão dura, fora de sua habitual. É uma expressão autêntica de quem sofreu a vida toda e ainda sofre, mas não mais pela dor física e sim por não ter encontrado ainda o herói que buscou a vida toda. A escolha de Johnny Hiram Jamison foi fundamental para o jovem Elijah e nele sim vemos a expressão característica de Samuel L. Jackson. Mesmo tendo certeza de que encontrou seu tão sonhado personagem de quadrinhos, Elijah acaba deprimido e quase tão apático quanto David no início da história para depois reencontrar sua esperança com tanta força que foi o empurrão que faltava para David resolver acreditar que, talvez, possua habilidades.

Corpo Fechado

Corpo Fechado caminha sem pressa para a busca de David para sua primeira vigilância e o desfecho é digno de quadrinhos com o retorno ao início e todas as peças se encaixando, mas mesmo aí David não aceita de todo sua natureza. David Dunn é apenas um homem comum e podemos ver isso quando o mesmo é apresentado em Fragmentado. Sem firulas, música, grandes falas ou roubando a luz para si. Ele está numa cafeteria, com um uniforme, parecendo de zelador, apenas para mencionar o vilão que enfrentou e confirmar que os dois filmes existem no mesmo universo.

Corpo Fechado

Cabe ainda mencionar que Elijah Price em Corpo Fechado e a Drª Karen Fletcher possuem um papel extremamente similar, sendo fundamentais para o pleno conhecimento dos personagens de quem eles são e de suas habilidades e preparando eles para o encontro que teremos em 2019 no filme Glass. O filme além de inteligente consegue ser dramático e divertido em níveis iguais e, provavelmente, te deixará com vontade de assistir novamente para ver os detalhes que deixou passar da primeira vez.


Sobre o Autor

Equipe Nerdolooucos
Descrição do Nerdolooucos: casal nerd buscando trazer conteúdo de qualidade. Nerds e loucos todos nós temos um pouco !