DORAMAS: POR QUE DEVEMOS DAR UMA CHANCE AO GÊNERO?

SIM! Estou aqui para te converter a assistir doramas, migo.

Quando eu digo que amo assistir doramas e filmes coreanos/japoneses/chineses/tailandeses, as pessoas automaticamente me julgam. Elas sempre esperam algo extremamente extraordinário, digno de sangues e golpes não humanos de serem feitos. Porém, elas esquecem que eles não são Tarantino. Hehe

Outra coisa que as pessoas também esquecem e algumas talvez não saibam é que eles são tão amorosos e confiantes como qualquer outra pessoa. Eles são ótimos em criar histórias de todos os tipos… Romance, ação, drama, comédia, suspense… Ahh os suspenses são tão bons quanto uma gargalhada dada junto com a pessoa que você é apaixonada. 
Eles dão devida atenção a trama principal, mas também trabalham muito bem as outras sub-tramas de uma forma tão marcante quanto, sem perder a linha da ideia original. 

doramas artigo dorama coreano

A Million Yen Woman

Logo após escolherem com todo carinho o que irão falar na história, começa o show. Seu leque de dom artístico se abre. Isso acontece para fazer você se sentir incrível a cada cena. As atuações são maravilhosas (tudo bem que algumas não são tão boas assim, mas isso é uma exceção).

O trabalho de produção é sempre limpo. Por mais que tenha uma estética escura, conseguimos sentir uma certa leveza a cada cena apresentada a nós que estamos assistindo trabalho final. Logo após, também temos o trabalho de pós produção, que é a minha parte e motivo favoritos.

doramas artigo dorama coreano

Memories Of The Sword

Um bom exemplo de pós produção feita com muito cuidado é o dorama WOK DO AMOR (WOK OF LOVE). Neste drama, temos um triângulo amoroso e no meio disso tudo, temos o show da culinária, que depois de um tempo, você passa a notar o quão isso é importante para dar um tipo de UP! na história. O ponto principal ali é vingança entre os dois chefs, depois temos o romance, o que apesar de te deixar eufórico, te deixa calmo. 

doramas artigo dorama coreano

Wok Do Amor

Logo em seguida temos as cenas quentes e suaves dos pratos na cozinha. Mas isso também precisa seguir uma certa regra. Da mesma forma que eles são calmos na hora de lidar com o amor, notamos que isso é também uma regra inconsciente na hora de passar por outros elementos de alivio e euforia num dorama. O que no caso do Wok do Amor, é a culinária.

Primeiro vemos os ingredientes sendo escolhidos, depois vemos os mesmo ingredientes sendo preparados. Eles são preparados com todo o cuidado e atenção, em movimentos extremamente desenhados (assim como cada passo bem pensado com relação ao romance). Logo em seguida vemos o cuidadoso e atencioso trabalho de pós produção para deixar a fotografia mais interessante (assim como um encontro marcado entre o casal). Transições fáceis de serem aplicadas, porém, com a bela fotografia da culinária, deixa o trabalho final bem mais interessante.

Assim, temos o dorama, que é a obra de arte que nós assistimos.

Resultado de imagem para Wok do Amor jajamyhon

Outro ponto forte dos doramas é a trilha sonora, que é trabalhada de uma forma sutil para passar o que eles querem que você sinta. As vezes a cena em si não tem tanta graça assim, mas você se pega gargalhando pelo simples fato de um som na cena ter feito uma cosquinha em você.

doramas artigo dorama coreano

Apenas Entre Apaixonados

As atuações são simples à maneira deles. As atrizes são fortes quando precisam ser fortes e frágeis quando precisam também. A maioria das personagens femininas são sempre doces e fortes. Frágeis, mas fortes (só estão cansadas). E assim  segue. Independente do quão doce, feliz ou triste elas estejam, sempre são fortes. São em porcentagens, mas o bom disso é que aprendemos com elas a achar mais motivos pessoais para deixar a nossa armadura interna mais potente. É como se fosse realmente na vida real. São pequenos conflitos que nos fazem crescer.

doramas artigo dorama coreano

Quarta-Feira 3:30 da tarde

Nós não tropeçamos em pedras grandes porque podemos ver e desviar. Tropeçamos nas pedras pequenas. Essas são sutis porque não podemos ver. Não ficamos atentos as pedrinhas porque nos desesperamos com as rochas, e com isso esquecemos de lidar com as pedrinhas que estão em maior quantidade. Uii filosofei 

Você provavelmente já ouviu alguém dizer “nível asiático” e isso com respeito às produções cinematográficas se aplica muito bem. Eles estão prontos para fazer um trabalho excelente dando o melhor de si em tudo ou quase tudo. Isso porque se algumas vezes a atuação deixa a desejar, eles capricham na produção.

doramas artigo dorama coreano

Goblin

Um bom exemplo disso é o ator e cantor Jun Ho, do grupo 2pm. O primeiro trabalho que eu assisti dele foi justamente o Wok Of Love, já mencionado à cima. WFL é excelente pela fotografia culinária, pós produção e história. Através dele assisti outros que tem Lee na produção. Com isso percebi que ele é um bom ator, porém, sua atuação nas outras produções são a mesma coisa (Apenas Entre Apaixonados e Chefe Kim). Não é interessantePor mais que os personagens sejam diferentes, você vê uma semelhança preguiçosa entre eles, porém a produção do dorama como um todo é boa.

doramas artigo dorama coreano

Chefe Kim

Assim como as grandes produções de Hollywood, vemos erros. É comum errar. Somos imperfeitos, porém cabe a nós tentar cumprir com nossos deveres com o máximo de excelência que conseguirmos, e os asiáticos fazem isso muito bem com seus dramas.

Abaixo você pode conferir em vídeo essas dicas rápidas de Doramas para começar. Nesse vídeo, você será guiado a assistir alguns dos melhores doramas separados com amor, carinho e muita emoção.

Por isso, porque não dar uma chance as suas produções? Vemos qualidades e pequenos erros, mas por trás desses pequenos, percebemos o amor e o cuidado ao produzir algo capaz de nos fazer sentir emoções que talvez não tínhamos sentido a muito tempo.

LEIA TAMBÉM >>>

ANIMAIS FANTÁSTICOS OS CRIMES DE GRINDELWALD – CRÍTICA

AS DIVERSAS FACES DE ITO – DORAMA ATM 


Sobre o Autor

Susu Oliveira
Fotógrafa, videomaker e dou uma de crítico de cinema achando que to abafando. www.maxwelenoliveira.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *