cinema brasileiro

Estreias: Terror Brasileiro

Mesmo com a fama de José Mojica Marins, o Zé do Caixão, o gênero terror nunca ganhou muito destaque no Brasil, dificilmente recebe o investimento necessário e as baixas bilhetarias são consequência disso, parece que nunca iremos sair daqueles filmes de humor e drama social. Mas esse ano de 2016, os produtores resolveram apostar na área do suspense e terror, e o melhor que tem um pintada do nosso folclore brasileiro deixando aquelas lendas urbanas americanas de lado e colocando um pouco de saci demoníaco para que tudo se encaixe e você saia feliz na sala do cinema. Os filmes de terror nacionais são muito conhecidos como “trash” isso não tira a beleza de muitas produções independentes e com baixo custo de algumas produtoras não muito conhecidas. Vamos para a lista assustadora de filmes que irão estrear e dos que vale apena você conferir e tirar suas próprias conclusões. 

Escaravelho do Diabo (14/04/2016) Carlo Milani

escaravelhododiabo

Sinopse: Uma série de crimes contra pessoas ruivas assusta uma cidade do interior. Após a morte de seu irmão, Foguinho, Alberto, garoto de 13 anos, decide investigar o que está acontecendo e conta com a ajuda do experiente, porém esquecido, Inspetor Pimentel (Marcos Caruso).

Sendo o primeiro filme do Carlo Milani, há uma grande expectativa, pois é uns dos livros mais marcante dos clássicos da coleção Vaga-Lume da autora de Lucia Machado de Almeida. Meu sangue infanto juvenil grita pra assistir. 

 

 

 

 

 

Fabulas Negras- (em breve) Rodrigo Aragão, José Mojica Marins,  Marcelo Castanheira e Petter Baiestorf

Fabulasnegras

Sinopse: Quatro garotos brincam de super-heróis no meio do mato. Em um intervalo nas brincadeiras, eles passam a contar histórias repletas de suspense e terror, supostamente verídicas, envolvendo lendas urbanas e mitos do folclore brasileiro.

Sabe aqueles diretores que amam o terror? Então, para fazer um filme de terror com fabulas brasileiras, com baixo orçamento. Para maquiagem a equipe teve que se virar nos 30 para colocar uma boa fantasia, efeitos e bastante sangue nas cenas. Contando 6 historias diferentes a trama vai criando o seu rumo nas imaginações e medo dos quatros personagens principais. 

 

 

 

 

O Diabo Mora Aqui (em Breve) Dante Vescio e Rodrigo Gasparini
DiaboMoraAqui
Sinopse: Quatro jovens vão passar as férias em uma casa de campo. Lá, descobrem a história perversa do Barão do Mel (Ivo Müller), um antigo senhor de escravos conhecido por ter cometido atrocidades com os negros. Uma destas histórias ainda assombra a casa até hoje: um bebê recém-nascido teria sido usado num ritual de sacrifício, e sua alma estaria presa no porão. Os quatro amigos tentam despertar os fantasmas esquecidos, pensando se tratar apenas de uma brincadeira. Logo, são confrontados às consequências de seus atos.
Filme de baixo custo e de produção própria, vem arrancando elogios por onde passa, assombrou a Catalunha e o México e recentemente mobilização a 19ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES, filme mostra como pode sim fazer um filme trazendo uma arte de terror e com o baixo custo, um tapa na cara de grande produtoras que não gostam se arriscar em um gênero diferente que um brasileiro está acostumado a lidar.

 

Quando Eu Era Vivo (2014) Marco Dutra
Sinopse: O filme conta a história de Júnior(Marat Descartes) que volta a morar com a família depois que perdeu seu emprego e separou de sua esposa. Ao chegar na casa que um dia já foi seu lar, ele se sente um estranho e passa seus dias no sofá do velho sênior remoendo a separação, o desemprego e sonhando com a jovem inquilina Bruna. Após achar alguns objetos que pertenciam à sua mãe, Júnior passa a querer saber tudo sobre a história da família e desenvolve uma estranha obsessão pelo passado, passando a confundir delírio e realidade. 
O filme com varias coisas sobrenaturais, um suspense e um cenário claustrofóbico. Tem cenas de humor mas para aquele lado de risos nervosos o Filme é ótimo pra quem gosta de cenas de suspense e ideias mirabolantes. Baseada no livro “A Arte de Produzir Efeito Sem Causa”, de Lourenço Mutarelli, e com elenco Marat Descartes, Antonio Fagundes e Sandy o filme acaba ganhando um que a mais pra historia do drama.

Mar Negro (2014) Rodrigo Aragão
Sinopse: Uma mancha negra chega ao litoral de um pequeno vilarejo no Brasil, trazendo uma estranha doença que transforma os animais marinhos em predadores assassinos. Para sobreviver e salvar sua amada, Albino, arrisca sua vida e sua alma para lutar contra os monstros.
Esse é um filme “trash” que você irá ver mulher pelada, sangue pra todo lado, zumbi, canibalismo e cenas de susto a todo instante. o diretor Rodrigo Aragão usou um 1.500 litros de sangue falso pra fazer as cenas, então sangue é o que não irá falta, exibido no festival do Rio teve algumas boas criticas. 
Nervo Craniano Zero (2012) Paulo Biscaia Filho
Sinopse: Uma escritora de sucesso Bruna Bloch tem um plano sórdido para evitar que perca a criatividade e assim saia da lista dos mais vendidos. Sabendo da existência de um chip que altera a inspiração das pessoas quando implantado no cérebro, ela procura o criador Dr. Bartholomeu Bava, atualmente sem licença médica após um acidente nas pesquisas para criação do tal chip. O problema é que Bruna não pretende fazer a experiência, mas realizá-la em outra cobaia humana.
O Filme é um adaptação para o cinema de uma peça teatral do mesmo nome e dirigido pelo próprio diretor e roteirista Paulo Biscaia. Segundo os realizadores o filme tem um toque de humor e bastante sangue onde remete aos filmes dos anos 80, baita homenagem né, para quem curte um filme trash da década. 

Trabalhar Cansa (2011) Marco Dutra
Sinopse: Helena (Helena Albergaria) é uma dona de casa que resolve abrir um minimercado. Tudo vai bem até Otávio (Marat Descartes), seu marido, perder o emprego. A partir de então estranhos acontecimentos tomam conta do local, afetando o relacionamento do casal com a empregada doméstica.
A dupla Marco Dutra e Juliana Rojas integra o grupo de jovens cineastas responsáveis pelo chamado de “cinema novo brasileiro”, tendo inclusive participado do filme-coletivo Desassossego (Filme das Maravilhas). A trama tem um pouco de drama, suspense e terror. Com vários acontecimentos misteriosos que ocorre no mercado, é muito legal quando você consegue se envolver na trama. 
Encarnação do Demônio (2008) José Mojica Marins 
Sinopse: Após 40 anos preso, Zé do Caixão (José Mojica Marins) enfim é libertado. De volta às ruas, ele está decidido a cumprir sua missão: encontrar uma mulher que possa gerar seu filho perfeito. Caminhando pela cidade de São Paulo ele enfrenta leis não naturais e crendices populares, deixando um rastro de sangue por onde passa.
Não podia falta na nossa lista o Zé do Caixão, posso dizer que já vi alguns filmes dele e fico meio incomodada. Mas “Encarnação do Demônio” eu recomendo, por ser um filme mais trabalhado com um orçamento de 1 milhão e com um fracasso de bilheteria, filme traz um enredo bom, com uma ótima direção do Mojica com cenas que vai trazer desconforto, o elenco é algo a parte melhorou muito comparado as filmes do anos 80 dele. Pra quem nunca viu um filme do zé do caixão esse seria um ótimo começo.
E você achou que faltou alguma pra essa lista ?
12443145_1121138251250708_305673679_n

Sobre o Autor

Dandara Aryadne
Pseudo escritora, artista plástica nas horas vagas. Criadora e colunista principal do site Cinema ATM.

Deixe seu comentário


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *