Festival de Berlim – um precursor do Oscar (ARTIGO)

A Viagem de Chihiro (2001), Tropa de Elite (2007), Magnólia (1999) e Central do Brasil (1998): o que todos esses filmes têm em comum? À primeira vista, nada, mas acontece que sim, esses filmes têm algo em comum e que, geralmente, as pessoas desconhecem: todos esses filmes foram ganhadores do Urso de Ouro no Festival de Berlim. Beleza, mas o que é Urso de Ouro, do que se trata o festival de Berlim? Tem algo a ver com Hitler? (isso com certeza não).

É se aproveitando da proximidade do Oscar que resolvi escrever aqui sobre um festival europeu muito tradicional e importante mundo afora, onde muitos dos filmes indicados ao Oscar são primeiramente exibidos, é o Festival de Berlim.

Resultado de imagem para festival de berlim urso de ouro

SOBRE

O Festival de Berlim (Berlinale) é um festival de cinema que acontece na Alemanha, logo há lançamento de filmes através de exibições (premieres) seguido de premiação; teve sua primeira edição em 1951, na Alemanha Ocidental (na época da Guerra Fria) e compõe, junto com o Festival de Cannes (França) e o Festival de Veneza (Itália), a tríade dos principais festivais de cinema que acontecem no velho continente e que são prestigiados em todo o mundo.

Acontece, anualmente, todo início de ano, mais especificamente em fevereiro – isso estabelecido desde a sua 27ª edição, em 1978, ou seja, enquanto este texto está sendo escrito, o festival está a pleno a vapor.

A importância do festival é grande e isso é comprovado através dos seguintes números:

  • mais de 334.000 ingressos são vendidos anualmente;
  • há uma grande internacionalização dos profissionais que circulam durante o Berlinale: são 21.000 profissionais de 127 nacionalidades;
  • o festival é coberto por mais de 3.700 jornalistas de todo o mundo. Estes são os grandes responsáveis pela divulgação da arte, glamour, festas e negócios relacionados ao cinema que são partes integrantes do festival.

FORMATO

Mais de 400 filmes vindos de todas as partes do mundo são projetados a cada dia de festival. Estes filmes estão distribuídos em várias mostras, das quais as principais são:

  • Em Competição: a mais importante das mostras. Aí são exibidos filmes com grandes pretensões, de grandes diretores e de atores e atrizes conhecidos. Os filmes que integram essa mostra competem pelo Urso de Ouro, o principal prêmio da noite, que contempla o melhor filme dos dias de exibições e, também, pelos Ursos de Prata, que premiam melhores ator e atriz, diretor, roteiro, o Jury Grand Prix (Grande Prêmio do Júri – uma espécie de segundo melhor filme), além de prêmios especiais por contribuição à arte. Todos esses prêmios são entregues após votação de um júri de cineastas e artistas pré-selecionado (pessoas como Meryl Streep, Darren Aronofsky, Greta Gerwig, Jake Gyllenhaal e entre outros já integraram o júri).
  • Panorama: mostra com exibição de filmes de cunho experimental e independente; é uma seção composta de filmes pessoais e ousados;
  • Generation: mostra com filmes com temáticas infantil e teen;
  • Berlinale Shorts: mostra de curtas;
  • Retrospectiva: mostra do cinema alemão antigo, mas especificamente, aquele cinema do período da República de Weimar (governo alemão estabelecido após a Primeira Guerra Mundial e que caiu junto com a ascensão de Hitler);
  • Berlinale Special: mostra com filmes que, apesar de não estarem Em Competição, merecem atenção devido à temática ou com filmes de personalidades do cinema (ícones) e seus novos trabalhos.

LEGADO

O Festival de Berlim é, ainda, uma das forças motrizes que aquecem o cinema e mantém o glamour e graciosidade da indústria cinematográfica. O festival é global, com filmes vindos de várias partes do mundo – com representativa brasileira inclusive – o que beneficia e coloca em evidência filmes de localidades onde o cinema se supõe ser inexistente ou regional.

A ligação do festival com o Oscar é íntima: Berlinale dá ali um dos primeiros pontapés para a corrida do Oscar (inúmeros diretores americanos colocam seus filmes em estreia na Competição do festival). Para tornarmos esta conexão verídica, basta analisarmos alguns dos filmes que estiveram em competição no Berlinale de 2017, Uma Mulher Fantástica (Urso de Prata por roteiro) e Corpo e Alma (Urso de Ouro): ambos tiveram força suficiente para chegar ao Oscar 2018.

Para conhecer mais, acesse: https://www.berlinale.de/en/das_festival/festivalprofil/profil_der_berlinale/index.html

CRÍTICA DO NOSSO COLABORADOR: PATRICK


Sobre o Autor

Dandara Aryadne
Editora, Artista plástica, ilustradora. Criadora e web influencer do site Cinema ATM onde escrevo algumas coisinhas sobre os filmes que assisto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *