HALLOWEEN (2018) ESPECIAL: TOP 5

O Halloween chegou e com ele aquela vontade de um bom filminho de terror. Visto isso, a humilde colunista que vos fala se sente na obrigação moral de ceder umas dicas no capricho e no amor, assim você vai poder aproveitar essa data sem precisar passar duas horas procurando algo na Netflix (eu sei, todos passamos por isso, seguramente o maior problema dessa geração, muda mundo).

top5 Halloween cinema

Como aqui o respeito é assegurado e vem antes de qualquer coisa, você meu amigo que gosta de um terrozinho leve, terá lugar na lista. Assim como você, meu amigo do terror mais clássicão, também tem o seu lugar. Agora vamos para lista, o Halloween ta aí e é só uma vez por ano (infelizmente).

Pega a fantasia e vem!

1 – Contos do Dia das Bruxas (Trick ‘r Treat, 2007)

top5 Halloween cinema

O longa norte americano é derivado do curta de animação Season’s Greetings e conta cinco histórias “distintas” que ocorrem na noite de Dia Das Bruxas. O filme toma proveito da atmosfera de medo e fascínio pelo macabro que envolve a data de 31 de Outubro para montar histórias com o sobrenatural.

top5 Halloween cinema

O clima de misticismo está presente durante toda a produção além de mergulhar em todas as tradições do dia das bruxas de uma forma diferenciada. Não é um filme pesado, daqueles que nos fazem dormir de luz acesa, mas é uma ótima pedida para quem quer entrar no clima da data.

2 – Perigo Próximo (Better Watch Out, 2017)

top5 Halloween cinema

Na noite que antecede o Natal, Ashley (Olivia DeJonge) trabalha de babá cuidando de Luke (Levi Miller) de 12 anos e enquanto lida com intrusos que tentam invadir a casa vai descobrindo que não se trata de uma simples invasão.

top5 Halloween cinema

Perigo Próximo é um daqueles filmes que precisam de um pouquinho mais de reconhecimento. Conta com a velha e batida história da babá que é perseguida enquanto cuida de alguma criança. Temos aqui a babá, a criança, o namorado da babá (óbvio) e uma invasão a domicílio (obvio de novo, não?), mas a questão é: o filme embaralha todas essas cartas aí e nos entrega um slasher diferente e divertido. Vale muito uma conferida, e por que não no Halloween? (não interessa que o filme é no Natal, 31 de Outubro é quase Natal, já tem panetone no mercado).

3 – Os Espíritos (The Frighteners, 1996)

top5 Halloween cinema

Na trama temos Michael J. Fox como Frank Bannister, um médium charlatão que utiliza dos seus dons com o mundo dos mortos para tirar dinheiro das pessoas, porém se vê envolvido em uma batalha para combater o fantasma de um serial killer que pretende bater o recorde de assassinatos que começou em vida.

top5 Halloween cinema

Os Espíritos é um classicão da sessão da tarde, se você nasceu em meados dos anos 90 com certeza já assistiu e carrega ele com carinho na memória. Se você não viu (ou se viu), é uma ótima pedida nessa data, além de ser um dos melhores filmes da carreira de Michael J. Fox, ele tem aquele climinha sombrio feat leve, bem no estilo Os Fantasmas se Divertem de Tim Burton.

4 – Boarding School (2018)

top5 Halloween cinema

A trama acompanha o jovem Jacob Felson (Luke Prael) que é levado para um misterioso internato que abriga crianças difíceis de lidar. Após encontrar um dos internos morto, Jacob começa a suspeitar que talvez não esteja em um internato normal.

top5 Halloween cinema

Boarding School, de forma geral, traz consigo vários elementos conhecidos do cinema de horror: crianças, internato, psicopatas/problemas psicológicos, assassinatos e a banalização da violência. Aqui temos uma produção no estilo do excelente A Babá e o já citado Perigo Próximo só que com uma história mais carregada e aberta a interpretações.

5 – The Rocky Horror Picture Show (1975)

top5 Halloween cinema

Durante uma tempestade, o casal de noivos Janet (Susan Sarandon) e Brad (Barry Bostwick) se veem obrigados a pedir ajuda em um castelo na estrada após problemas com o carro, só não contavam que a propriedade era habitada por alienígenas do planeta Transexual e que seu anfitrião Dr. Frank N. Furter (Tim Curry) é um ser sem amarras morais que pretende trazer uma criatura a vida naquela mesma noite.

top5 Halloween cinema

Não que tenha que existir uma data especifica para se apreciar The Rocky Horror Picture Show (todo dia é dia quando se trata de Tim Curry de espartilho), mas se existisse, com certeza seria essa. O clássico de 75 quebra paradigmas e preconceitos, é extravagante, é feito para chocar, para jogar verdades na nossa cara. Uma mistura impecável de comédia, terror e musical. Estamos na ocasião perfeita para colocar uma fantasia, apreciar o dia das bruxas e assistir (ou reassistir) esse clássico que continua mais atual do que nunca.

BÔNUS:

6 – Franquia Halloween

top5 Halloween cinema

Aproveitando que o clássico de 1978 ganhou uma continuação e que ela já está em exibição nos cinemas, o bônus desse TOP 5 não poderia ser outro se não a franquia Halloween, filme que concretizou vários dos clichês do cinema de horror que tanto amamos hoje em dia. Verdade seja dita: clássicos são clássicos e aqui John Carpenter é mestre.

top5 Halloween cinema

Na história, acompanhamos a batalha da babá Laurie Strode (Jamie Lee Curtis), que luta para sobreviver aos ataques do psicopata Michael Myers (Nick Castle) que acaba de fugir de uma clínica na qual estava internado por matar sua irmã mais velha, quando tinha somente seis anos de idade.top5 Halloween cinema

Embora a franquia de possua 8 filmes (incluindo Halloween III – A Noite das Bruxas, que não conta com a presença de Michael), a sequência de 2018 ignora totalmente os acontecimentos dos filmes que vieram após o de 1978, fazendo  um link direto com o primeiro e narrando os acontecimentos 40 anos após. Sendo assim, você pode escolher assistir apenas aos dois, ou pode fazer aquela maratona com os 8 filmes da franquia (além da refilmagem de 2007 feita por Rob Zombie que conta com dois filmes), caso a maratona lhe pareça a melhor opção (não se desespere) o cinema ATM ajuda colocando tudo em ordem cronológica para você não ter trabalho nesse Dia Das Bruxas, aqui vai:

 Franquia original:

Halloween – A Noite de Terror (Halloween, 1978)

Halloween II – O Pesadelo Continua (Halloween II, 1981)

Halloween III – A Noite das Bruxas (Halloween III: Season of the Witch, 1982)

Halloween 4 – O Retorno de Michael Myers (Halloween 4: The Return of Michael Myers, 1988)

Halloween 5 – A Vingança de Michael Myers (Halloween 5: The Revenge of Michael Myers, 1989)

Halloween 6 – A Última Vingança (Halloween: The Curse of Michael Myers, 1995)

Halloween H20 – O Regresso (Halloween H20: 20 Years Later, 1998)

Halloween – Ressurreição (Halloween: Resurrection, 2002)

Halloween (Halloween, 2018)

Remake (Rob Zombie):

Halloween – O Início (2007)

Halloween II (2009)

HAPPY HALLOWEEN 


Sobre o Autor

Paula C. Carvalho
Graduanda em História pela UFRRJ e aspirante a crítica de cinema. Viciada em cinema, maratonas de series e viagens literárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *