HOMEM ARANHA PS4 – GAME ATM

HOMEM ARANHA PS4: Como reconstruir sem destruir.

O novo jogo do Homem Aranha exclusivo, do PlayStation 4, foi lançado há pouco tempo e já causou todo tipo de reação pelo mundo. Não tem como se negar que o jogo está lindo e, finalmente, traz a experiência que os fãs aguardavam quanto a jogabilidade e a experiência de encarnar o herói aracnídeo, mas o que trouxe opiniões controversas foi a história criada para o jogo que vamos falar aqui com diversos spoilers.

Homem Aranha

O primeiro ponto que se deve levar em consideração é a liberdade que o universo do personagem criou com o Aranhaverso. Nele, conhecemos diversas versões do herói Homem Aranha e vemos que quase todos, mesmo com histórias bem diferentes, vivem pelo princípio de que com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades e agora com a nova fase chamada aranhageddom, a versão do jogo passará a fazer parte oficialmente dos quadrinhos e será mais facilmente abraçado pelos fãs.

Homem Aranha

O segundo detalhe é aproveitar a história de Homem Aranha que já existe para criar uma nova. Neste jogo, conhecemos Peter Parker, oito anos depois de adquirir os poderes de aranha, mas com pequenos detalhes você absorve esse passado sem dificuldades. Desde os colecionáveis que contam um pouco da história dos relacionamentos e de vilões que o herói já enfrentou, até o Podcast do J. Jonah Jameson que fala da criação do Scorpion, sua saída do Clarim e o que a cidade pensa do cabeça de teia a medida que a história avança.

Homem Aranha

O terceiro ponto é mudar as coisas sem agredir. Nesse jogo o apoio que sempre é associado ao velho tio Ben, aqui é dividido com Otto Octavius. Se o nome lhe é familiar é porque você já leu alguma hq com o Dr. Octopus. Ele começa a vida de cientista junto com Norman Osborn, mas mesmo com Otto criando a Octavius Industries, ele nunca alcançou o sucesso de Norman que é prefeito da cidade e dono da OSCORP. Ele se sente traído por ele e deseja não apenas alcançar a grandeza que ele merece, mas mostrar que Norman na realidade é um monstro. Com Peter trabalhando junto com Otto, vemos sua urgência por resultados passando por cima da segurança e como alguém que começou com a ideia de ajudar o próximo, virou um dos maiores vilões do Homem-Aranha de qualquer universo.

Homem Aranha

Diferente dos quadrinhos de Homem Aranha, aqui você vê a evolução de um homem bom em um criminoso e você se apega ao personagem antes de odiá-lo, inclusive é ele que projeta a roupa nova do aranha no jogo e podemos ver a origem dos tentáculos em um projeto de próteses para militares feridos.

Homem Aranha

A evolução é gradual na história como um todo. Tanto em conhecer o Senhor Negativo que é um personagem mais atual dos quadrinhos, quanto aos personagens da vida pessoal de Peter. O namoro com Mary Jane terminou e durante o jogo entendemos o porque e a nova parceria entre os dois com a busca dela de ser tratada como igual e não como a eterna vítima a ser socorrida flui de forma honesta. Talvez a evolução mais interessante seja a do Miles Morales, que começa apenas como um simples fã do aranha, que precisa viver em uma cidade beirando o caos e encontra forças para ajudar os outros, inclusive o próprio aranha, e descobre que ele consegue fazer muito mais do que poderia imaginar, antes mesmo de adquirir os poderes de aranha.

Homem Aranha

O jogo também sabe quando não precisa se aprofundar demais. Tirando o Sr. Negativo e o Doutor Octopus, os demais membros do Sexteto Sinistro têm suas motivações apresentadas em 3 minutos e isso não é ruim porque já os conhecemos dos quadrinhos e não há necessidade de aprofundá-los pro tempo de tela que eles têm. A mercenária Silver Sable também não precisa entrar em seu passado traumatizante para justificar seu jeito de agir ou como as ações do aranha fazem sua visão de mundo mudar.

Homem Aranha

Como não podemos esquecer, aqui estamos falando de um jogo e seu principal objetivo é a diversão de quem vê a história. Mesmo com um final sofrido para o herói, ele consegue salvar a cidade, reatar seu namoro e descobrir um novo parceiro. No caminho até lá, o jogo todo traz diversas referências e homenagens a momentos clássicos dos quadrinhos e do cinema. Desde a primeira cena mostrando as idéias de Peter para o seu uniforme e que ele está sempre sem grana até a menção de quando ele segurou um trem em movimento ou momentos em que realmente nos vemos dentro do personagem como nos filmes com Tobey Maguire, esses detalhes tornam este aranha mais próximo do que já conhecemos e traz um sorriso no rosto de quem pesca as referências.

Homem Aranha

A própria cidade mostrando os pontos da Nova York  dos quadrinhos se mesclando com o mapa da cidade real torna a busca pelos colecionáveis mais divertida quando você vê o quão perto a casa do Doutor Estranho fica da Oscorp ou o escritório da Nelson e Murdock a poucas quadras da Codinome Investigações de Jessica Jones. Quando o próprio Aranha já não faz piada com os lugares como a ausência dos Vingadores durante toda a confusão, a brincadeira é visual como o cachorro dos Inumanos no lugar do touro de Wall Street.

Homem Aranha

Marvel’s Homem Aranha é uma incrível homenagem ao herói e já chega se colocando como um clássico, não apenas por respeitar a essência do herói, mas transformando seu universo por um caminho ainda não explorado. Apesar de mostrar muito do que queríamos ver, também sabe guardar segredos para sua continuação deixando todos ansiosos para a próxima aventura do espetacular Homem-Aranha.


Sobre o Autor

Equipe Nerdolooucos
Descrição do Nerdolooucos: casal nerd buscando trazer conteúdo de qualidade. Nerds e loucos todos nós temos um pouco !