Anime

ANIME ATM: NEON GENESIS EVANGELION (1994)

Vamos falar sobre uma série sobra a qual eu tenho muito respeito e carinho. Neon Genesis Evangelion é uma série de 26 episódios, 5 OVAs com mais um por vir. O mangá foi lançado em 1994 e o anime em 1995 pela Gainax e transmitido pela TvTokyo.

A série conta a história de Shinji Ikari, um garoto que por ter sido deixado pelo pai com parentes distantes quando era pequeno, desenvolveu um sentimento de que  não era desejado e sempre viveu de forma apática, sem nenhuma expectativa na vida. Aos 15 anos Shinji foi chamado pelo pai para Tóquio3, nova capital do Japão após uma enchente mundial, e, achando que ele queria se reconciliar foi até lá para descobrir que o pai queria que ele pilotasse um robô gigante e salvasse o mundo.

Após todo o espanto e mesmo sem experiência de combate, Shinji usa o EVA unidade 01 e salva a cidade de um monstro gigante conhecido como anjo. Sempre dizendo que não quer participar disso tudo, Shinji se une a Rey Ayanami e Asuka Langley Soryu, que pilotam as unidades 00 e 02, para enfrentar as ameaças vindas do espaço e proteger a cidade onde estão as pessoas com quem ele aprendeu a se importar e gostar.  Existe toda uma trama de fundo que vou tentar por em ordem ao final, mas aconselho a só ler depois de assistir. Isso porque a história é um segredo na série e pouquíssimos personagens sabem o que realmente aconteceu para causar toda essa confusão.

Falando em personagens, todos os personagens da série possuem algum tipo de trauma psicológico. Desde se sentir impotente quanto ao rumo da própria vida, viver o objetivo alheio, não dar valor a nada na vida ou amar alguém que nunca lhe dará qualquer afeto. Cada personagem é a personificação de um problema e acompanhamos como eles lidam com isso enquanto os inimigos são cada vez mais frequentes.

As batalhas entre os EVAs e os anjos são sempre em um clima de urgência, não só pelo poder dos inimigos, como a urgência, pois os EVAs quando não estão ligados com um cabo de energia, que sempre arrebenta, possuem pouco tempo de funcionamento.A história sofreu uma atualização recente com a inclusão de novos personagens e animação mais moderna, mas recomendo assistir o original para quem quiser acompanhar o crescimento dos pilotos e seus sofrimentos.

Falando em história, vou começar a falar do passado da série e dos fatos que a maioria dos personagens desconhecem. O que vou escrever aqui é apresentado durante a série, mas fora de ordem e cada pessoa só sabe um pedaço o que torna complicado a compreensão.

Vamos começar assim, já ouviu falar em Adão? Segundo a maioria das o primeiro ser humano ou, podemos dizer, a origem da vida como conhecemos. Aqui, um povo de outro mundo, percebendo que seus dias estavam contados se espalhou pelo universo para colonizar outros mundos com uma única regra: não poderia haver mais de um ser por planeta.

Adão é o nome do ser que deveria colonizar a Terra e que chegou aqui há mais de 4 bilhões de anos atrás. Algum tempo depois outro desses seres caiu aqui também e essa era Lilith. Esta caiu com tanta força que arranca um pedaço da Terra que virou a Lua e a chegada dela é conhecida como primeiro impacto.

Lembra que só poderia haver um por planeta? O que garante isso é um artefato chamado Lança Longinus que pôs Adão em hibernação e deixou Lilith para colonizar o lugar. A sopa primordial? Era o sangue da Lilith. Junto com a chegada deles, vieram os manuscritos do Mar Morto, assim chamados pelo local onde foram achados, que explica como resolver o problema da chegada de 2 seres  no mesmo local.

A solução? Ambos os seres criariam descendentes que buscariam unir os dois seres e eles se juntariam em uma nova criatura. Enquanto Adão criou os anjos que buscam unir os dois seguindo o cronograma existente no manuscrito, Lilith ficou tão danificada na sua chegada que gerou os humanos que vieram sem essa diretriz.

O grupo que encontrou o manuscrito o usa para que a união ocorra de forma a preservar os humanos, ao menos os membros da SEELE. Cientistas a trabalho do grupo tentaram estudar o poder de Adão no pólo sul e geraram o fenômeno conhecido como o segundo impacto que acabou por exterminar mais de 2 bilhões de seres humanos enter a onda de poder gerada e a súbita elevação do nível do mar.

Na nova cidade de Tóquio foi criado um dos laboratórios onde eram desenvolvidos os Evangelions ou EVAs, as ferramentas da SEELE para deter o quarto impacto e que foram feitos de partes do corpo de Adão. Os EVAs foram criados e também toda a base da defesa contra os anjos se basearam nas informações produzidas por 3 supercomputadores chamados de MAGI.

Inicialmente se pensou que qualquer um poderia pilotar os EVAs, mas os primeiros testes fracassaram. As cientistas responsáveis pelos testes das unidades 01 no Japão e 02 na Alemanha foram absorvidas pelos robôs durante os testes. Isso fez com que parte delas(alma, DNA) se misturasse com os EVAs e isso tornou os filhos dessas cientistas em pilotos 100% compatíveis para essas unidades.

Temos então Asuka Langley Soryu, filha da cientista absorvida pelo EVA 02 que cresceu sem carinho e com o único objetivo de ser a melhor piloto de EVA do mundo e Shinji Ikari, filho da cientista japonesa que foi enviado pelo pai para ser criado no interior sem saber nada sobre tudo isso. Isso porque seu pai, Gendo Ikari, chefe da divisão japonesa para impedir o ataque dos anjos, nunca aceitou a perda de sua amada . Ele dedicou sua vida para reencontrar a mãe de Shinji, primeiro usando parte de Adão para criar o clone Rey Ayanami e depois buscando controlar a união entre Adão e Lilith para poder trazer sua amada de volta.

É aí que o anime começa, com a chegada de Shinji em Tóquio3 porque a unidade 01 rejeitou Rey como piloto e, sem opções, Gendo traz seu filho para pilotar o EVA, pois chegou a data para o ataque de um anjo. O inocente Shinji, não conhecendo nada desse mundo chega esperando um reencontro familiar e acaba tendo que assumir um papel como nunca imaginou, como salvador do mundo. Após a chegada de Shinji, terminam também a unidade 00, a que possui menos material de Adão e sendo fácil para Rey controlar.

A partir daí os fatos são os que ocorrem no anime e aconselho a assistirem com prazer, pois tentei atualmente e passa tranquilamente da regra dos 15 anos.

Sobre o Autor

Equipe Nerdolooucos
Descrição do Nerdolooucos: casal nerd buscando trazer conteúdo de qualidade. Nerds e loucos todos nós temos um pouco !

Deixe seu comentário