PÉROLAS AO MAR (2018) – DICA ATM

Pérolas ao mar, (Us and Them – 后来的我们) é uma película chinesa de 2018 protagonizada por Boran Jing e Dongyu Zhou. O longa conta a história de dois jovens que se conhecem em um trem voltando de Pequim para passar o Natal com suas famílias no interior. 

Jian-qing (Boran Jing) e Xiao-Xiao (Dongyu Zhou) são jovens por volta dos vinte anos. Jian-qing é um universitário apaixonado por games morando em um cortiço apertado em Pequim. Já Xiao-Xiao vive em Pequim pulando de emprego em emprego. E sua única aspiração é encontrar um namorado rico. Dez anos depois os dois se encontrarem novamente no mesmo trajeto só, que dessa vez de avião. Presos no aeroporto devido ao mal tempo os dois passam a revisitar os acontecimentos dos últimos dez anos. E é ai que a trama se desenvolve.

Pérolas ao mar crítica dorama cinema chinês

Pérolas ao mar segue uma linha temporal não linear baseada nas memórias dos dois. Sendo que, as cenas do passado apresentam uma fotografia colorida. Em contraste com as cenas do presente que são em preto e branco. O que se encaixa na analogia que o filme tenta fazer sobre a passagem do tempo. O presente apresenta uma formalidade enorme, exigida pela vida, e acaba perdendo sua cor. Jjá o passado, tem todas as cores que a juventude pode oferecer. Os saltos da história ocorrem entre o ano novo chinês de 2007 e 2016. E boa parte da trama se dá em volta da relação do casal de protagonistas com o pai de Jian-qing. Um senhor dono de um pequeno restaurante no interior,e as muitas cartas trocadas com ele no decorrer da trama.

É um filme que trata sobre escolhas certas e erradas e suas consequências. Sobre as inseguranças da juventude em relação a quais caminhos tomar. É sobre como interpretamos as coisas quando jovens e depois de mais velhos queremos revisitar esses monhmentos. Mas dessa vez com maturidade para simplesmente fazer diferente. É um filme sobre arrependimentos. Não espere por uma história de amor descomunal como de alguns doramas.

Pérolas ao mar crítica dorama cinema chinês

O que Pérolas ao mar entrega é a história de um casal comum lidando com problemas comuns e ordinários. O que só faz com que nos identifiquemos mais facilmente com o casal, suas dores e angústias. É quase impossível terminar de assistir Pérolas ao mar, e não ficar com um certo vazio no olhar. Reavaliando suas próprias escolhas e revisitando suas próprias lembranças. Principalmente quando se trata de amores mal resolvidos.


Sobre o Autor

Samanta Desplanches
Samanta Desplanches, professora e historiadora em formação, colaboradora no Dorama atm e Cinema atm e apaixonada por filmes, livros, kpop e paçoca!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *