ficção científica

SÉRIE ATM – HANNIBAL (2013-2015) – ANÁLISE COMPLETA DA SÉRIE!

HANNIBAL – Como pode ter sido cancelado?

A série Hannibal traz uma nova visita as histórias do assassino Hannibal Lecter, que surgiram no livro de Thomas Harris e que fizeram tanto sucesso que gerou o clamor pelo clássico O Silêncio Dos Inocentes de 1991 estrelado por Anthony Hopkins, filme homônimo ao livro, e as demais obras sobre o personagem.

Resultado de imagem para hannibal serie

Em diversos pontos, os livros e os filmes acabam se desencontrando entre a ordem dos fatos, personagens ausentes nos filmes, finais diferentes e outras impossibilidades das gravações, mas ambos trazem como premissa que, o investigador do FBI Will Graham foi quem capturou Hannibal Lecter por ter uma visão diferenciada dos fatos e conseguir entender como os assassinos pensam e escolhem suas vítimas, mesmo o próprio Will preferindo acreditar que foi mais sorte do que habilidade.

A série traz os personagens para a atualidade e foca principalmente no personagem de Will Graham, não o agente exemplar do FBI, mas em um personagem que possui sintomas de autismo, que o impediram de passar na prova e dificultam sua interação com as pessoas e por isso se torna palestrante na academia do FBI, na parte de análise comportamental. Will têm muita dificuldade em socializar com as pessoas, tendo criado uma família de cachorros para si, mas possui extrema facilidade em se pôr no lugar do assassino para poder entender suas razões. A visão diferenciada que o investigador possui dos crimes é apresentada de uma forma tão inovadora que é assustadora, com Will cometendo os crimes para entendê-los, sempre com a frase “Esse é o meu método.”

Resultado de imagem para will graham esse é o meu metodo

Jack Crawford, vivido por Laurence Fishburne, é um personagem dividido entre sua necessidade em pegar os assassinos usando as habilidades de Will, mas tentando evitar que ele fique em risco por forçar suas visões além de onde ele possa aguentar. Após a recusa da doutora Alana Bloom, a mesma indica Hannibal Lecter para acompanhar o estado mental de Will e evitar que o mesmo passe dos limites.

Hannibal Lecter, o centro de toda história, parece que cai por acidente aqui. Diferente das outras obras onde o personagem aparece durante as investigações de Graham dos próprios crimes de Lecter, aqui ele ajuda Will não apenas a se manter estável e a entender suas relações com as pessoas, como para solucionar o caso do Picanço de Minnesota. (Picanço se refere a uma espécie de pássaro da família liniidae, que tem como maior característica predatória se alimentar de pequeno mamíferos e repteis e guardar pedaços de comida espetados em gravetos ou pequenos ninhos. Uma excelente referência!) 

Imagem relacionada

Temos aqui uma visão única da relação de Will e Hannibal, que não seria possível nos filmes, onde um tenta entender os pensamentos do outro. Durante toda a série é estabelecida uma relação de respeito, curiosidade e até amizade entre os dois enquanto outros criminosos, e mesmo o próprio Hannibal, são investigados por Will. De início, Hannibal tem uma postura apenas de curiosidade e acaba tentando se aproveitar de Will para dificultar que o FBI descubra sobre suas atividades, mas depois percebe que sente falta de suas conversas com Will e volta a tentar se reaproximar dele.

Resultado de imagem para hannibal serie

Mads Mikkelsen deu vida ao psiquiatra de gostos requintados e soube como trazer o ar de superioridade sobre todos os demais personagens da série. O ator dinamarquês que fala oito idiomas, não mostrou dificuldade em nos fazer acreditar ter a inteligência muito acima da média, olfato extremamente sensível, memória fotográfica, capacidade de analisar e manipular pessoas, mesmo não mentindo em momento nenhum e tendo em seu olhar o total desprezo por todos os demais personagens, exceto por Will Graham. O afeto que acaba gerando pelo investigador é o único motivo que o impede de ser o criminoso perfeito.

Imagem relacionada

A série mostra não apenas a evolução da relação dos personagens, mas a evolução individual deles, onde Lecter acaba percebendo que sente a necessidade da amizade de Will por ser alguém que possa compreender a ele; enquanto Will que começa sendo manipulado por Hannibal, acaba sendo capaz de enganar o psiquiatra, chegando a criar uma armadilha para ele.

Temos várias mudanças em relação a obra original, principalmente sobre a visão dos personagens e suas interações. Algumas cenas nos enganam, nos fazendo crer que a série irá seguir o apresentado no original, enquanto algumas mudanças surgem para mostrar um universo totalmente novo a fim de inserir os personagens.

Os personagens Doutora Alana Bloom e a repórter sensacionalista Freddy Lounds, são interpretados por Caroline Dhavernas e Lara Jean Chorostecki respectivamente. A mudança de sexos dos personagens permitiu uma interação romântica com a primeira nublando o ponto de vista de Will e tornando as investigações da segunda temporada mais impactantes com a postura de fragilidade que a atriz impôs ao personagem.

Outra personagem feminina que merece destaque é a psiquiatra Bedelia Du Marier que reveza os papéis de psiquiatra, vitima e colega de Hannibal. Gillian Anderson traz todo o ceticismo e autocontrole que vimos em Scully (Arquivo X) por anos e demonstra um brilho todo especial ao perceber que não possui controle nenhum sobre Hannibal ou sua vida, desde que ele passou a fazer parte dela. Suas interações com o personagem são fundamentais para que possamos entender melhor como ele considera Will e como o próprio personagem é pego de surpresa em sentir a necessidade de formar uma amizade com ele.

Um dos pontos cativantes da série é saber que o personagem serve carne humana para suas visitas. Apesar da ideia poder passar certo nojo, os pratos são apresentados com tanta sofisticação e os órgãos sendo tratados como qualquer outro corte de carne no preparo que acaba, na verdade, causando certa curiosidade quanto ao sabor ao invés da repulsa. 

As duas primeiras temporadas se desenrolam com tal fluidez que você se assusta ao perceber que já terminou de ver tudo. Infelizmente, a série acabou sendo cancelada e para não deixar a história pela metade, a terceira temporada tentou englobar os acontecimentos dos 3 livros e, mesmo não dedicando uma temporada para cada um como fora planejado, houve tempo para que personagens fossem apresentados e suas histórias concluídas.

A série foi aclamada pela crítica, reverenciada pelo público, com atuações fenomenais, e é considerada uma das melhores séries nos estilos de terror psicológico e drama policial até hoje, trazendo uma história provocante que nos faz querer ver sempre mais. Se você gosta de um bom suspense não existe outra palavra para definir a série além de obrigatória.

Sobre o Autor

Equipe Nerdolooucos
Descrição do Nerdolooucos: casal nerd buscando trazer conteúdo de qualidade. Nerds e loucos todos nós temos um pouco !

Deixe seu comentário