VIDAS DUPLAS ( 2018 ) – CRÍTICA:

VIDAS DUPLAS – Uma reflexão sobre os impactos da internet

Olivier Assayas, diretor francês reconhecido por sua versatilidade narrativa, traz às telas Vidas Duplas (Doubles Vies, do original em francês). Nele acompanhamos a história de Alain. Editor literário que enfrenta a delicada situação do mercado em transição para formatos digitais, o desgaste de seu casamento e crises de meia-idade.

vidas duplas filme crítica

O quanto mudamos por conta da tecnologia?

Vidas Duplas, além de tratar de Alain e Léonard, escritor e amigo de Alain.  Que também enfrenta a crise literária do ponto de vista artístico, explora seus círculos sociais. Com diálogos orgânicos, assuntos como traição, poligamia, política e tecnologia são explorados ao longo da narrativa. Assayas faz questão de ressaltar para quem assiste a dependência que temos em carregar nossos dispositivos móveis. Ou a maneira como usamos as mídias para divulgar ideias, informação e desinformação.

vidas duplas filme crítica

Uma das consequências da expansão do digital é Léonard. Que sofre do excesso de interação entre seus leitores, que fomentam polêmicas em fóruns sobre a semelhança das mulheres em seus livros com suas ex-namoradas. Questões como, até onde é certo usar as próprias experiências em obras fictícias são abordadas dentro da narrativa de Léonard.

vidas duplas filme crítica

Vidas Duplas, a princípio, parece devagar. Mas ainda não deixa de ter um charme único. Além de jogar luz em questões que, às vezes, passa despercebido pelo telespectador. Trabalha também com segundas chances e perdão em uma sociedade ultraconectada por uma rede invisível de robôs leitores de algoritmos, como ironiza uma das personagens em certo ponto da história. 


Sobre o Autor

Lucas Aquino
Cresceu vendo atos heroicos de Luke Skywalker, Leia Organa e Harry Potter; fã do cinema da década de 80 e geek desde os 12 anos. Roteirista, escritor e na constante busca por igualdade no cenário nerd/geek. Também conhecido por Luquino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *